Topo
Notícias

Como nova função do WhatsApp poderá fazer você salvar espaço no celular

Recurso novo no WhatsApp vai facilitar edição de fotos recebidas - Allan White/Fotos Públicas
Recurso novo no WhatsApp vai facilitar edição de fotos recebidas Imagem: Allan White/Fotos Públicas
do UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

13/07/2019 13h06

Resumo da notícia

  • Você não vai mais precisar baixar foto na galeria para editar antes de encaminhar
  • Nova função poderá salvar tempo e espaço do celular dos usuários do WhatsApp
  • Recurso está sendo desenvolvido tanto para Android quanto para iOS
  • Não há uma data para funcionalidade chegar a todos os usuários do aplicativo

O WhatsApp tem estado meio quieto em relação a futuras novidades, mas um novo recurso em desenvolvimento flagrado pelo site WaBetaInfo soa interessante para muita gente. Aparentemente o app está trabalhando em uma funcionalidade que criará edições rápidas de fotos dentro do próprio app - o que pode ajudar a salvar espaço no celular dos usuários.

Mas como isso pode ajudar a não lotar o armazenamento do smartphone?

Bem simples: quantas vezes não recebemos alguma foto no aplicativo e aí baixamos para a galeria do aparelho para editar antes de encaminhar para alguém? Seja para recortar a imagem, girar ou adicionar algum elemento qualquer, mesmo que seja pela própria edição do WhatsApp na sequência.

Ao fazer isso, é muito comum esquecer a foto perdida lá na galeria depois e só perceber que aquilo se acumulou quando o celular já está com o armazenamento quase lotando. Futuramente, não mais.

A nova função que o WhatsApp começou a desenvolver - e por isso não está disponível nem para todos os usuários beta - envolve uma edição rápida de fotos dentro do próprio app.

No iOS, o WhatsApp está criando um novo ícone de "edição" na parte de baixo do aplicativo, ao lado de outros como compartilhar, favoritar e excluir. Dessa maneira, você poderá usar os recursos de edição do aplicativo dentro do próprio sistema - poderá girar, adicionar um texto, colocar emojis e afins - e na sequência encaminhar para outro contato.

WhatsApp poderá adicionar recurso de edição para fotos no app dentro do iOS - Reprodução/WaBetaInfo - Reprodução/WaBetaInfo
WhatsApp poderá adicionar recurso de edição para fotos no app dentro do iOS
Imagem: Reprodução/WaBetaInfo

Algo parecido valerá para o Android - o botão, no caso, ficará dentro das opções da foto ao clicar nos três pontinhos no canto superior da imagem. Nesse sistema, contudo, salvar fotos baixadas na galeria do aparelho é quase como uma obrigação feita pelo aplicativo.

Atualmente, o usuário ou encaminha a foto do jeito que recebeu ou tem que salvar a imagem no celular se quiser fazer algum ajuste. Se você optou nas configurações do app para não salvar automaticamente na galeria do celular a mídia que baixa no app, poderá economizar espaço no celular no futuro.

A nova função ainda não tem data para ser disponibilizada para todos os usuários

Notícias