Topo
Notícias

Aprenda a usar o Dollify, o novo app que já é mais baixado do que a Netflix

Já viu um parecido com este? Dollify é a febre do momento! - Reprodução
Já viu um parecido com este? Dollify é a febre do momento! Imagem: Reprodução
do UOL

Felipe Germano

Colaboração para o UOL

27/06/2019 09h09

Resumo da notícia

  • Dollify, aplicativo que cria miniaturas personalizadas, virou sucesso de downloads
  • Há versões para Android (cerca de 100 MB) e iPhone (quase 1 GB)
  • Foco do aplicativo está na simplicidade para criar os bonecos
  • UOL Tecnologia fez um passo a passo de como criar o seu e compartilhar com os amigos

É capaz que você tenha dado de cara nestes dias com uma miniatura, de olhos gigantescos, de algum amigo seu. Não, ele não contratou um artista para fazer uma caricatura estilizada - muito menos foi habilidoso o bastante para desenhar a façanha na mão. Se você reparar bem, um logo no canto esquerdo inferior entrega o segredo: trata-se do Dollify, o novo app que todo mundo está baixando.

Criado pelo artista digital costarriquenho, David Álvarez, Dollify chegou às lojas de apps há pouco tempo: a primeira versão da AppStore é de dezembro de 2018 - e fazer modelos homens só é permitido há uma semana. Mesmo assim, ele se tornou o mais baixado aplicativo de entretenimento do momento, superando concorrentes como Netflix.

Apesar da versão para Android ser 10 vezes mais leve do que o mais de 1GB necessário para fazer download do app em um iPhone, o aplicativo é idêntico em ambas plataformas.

Seu trunfo está, principalmente, na simplicidade. Os resultados fofos aparecem depois de comandos intuitivos, como mostraremos no tutorial abaixo:

Vamos começar?

No menu inicial, escolha a opção New e depois selecione se o modelo desejado é feminino ou masculino. Se a caricatura for de um menino, inclusive, um novo pacote de dados pode ser baixado.

Após a escolha, do gênero, a primeira opção diz respeito à cor de pele do boneco. Arrastando para o lado, você encontra uma gama ainda maior de tonalidades para ficar mais parecida com o retratado. As cores dos olhos e dos cílios seguem o mesmo padrão, com algumas cores e modelos disponíveis no menu inferior.

Os próximos passos são o cabelo, sobrancelhas e barba. Ali, a seleção funciona de maneira um pouco diferente: o menu inferior serve para escolher os modelos. A cor dos itens, no entanto, também pode ser alterada. Basta clicar na roda colorida localizada no canto inferior esquerdo.

Outro truque aparece na hora de colocar a camiseta. Você consegue mudar até duas cores, por meio da roleta mencionada no passo anterior. A cor de cima é referente ao tom que predomina na peça, e a paleta de baixo diz respeito aos detalhes da roupa.

O app também permite que você altere o formato da boca e coloque sardas no seu personagem, mas um dos recursos mais legais é a possibilidade de adicionar pintas características ao seu retrato. A função permite que você adicione pontos do formato, do tamanho, da cor, e na localidade que você desejar, deixando a característica bem mais fidedigna.

Você ainda pode adicionar acessórios, como óculos, colares e brincos - também alterando suas cores.

O recurso mais legal, no entanto, talvez seja o do fundo. O aplicativo permite que você coloque sua caricatura em um ambiente real. Selecionando a primeira opção, você pode escolher entre imagens de sua galeria, ou a ativação da sua câmera. Você consegue colocar sua criação em locais que a pessoa retratada vive, como na sala de casa, por exemplo.

A gota inferior permite ainda desfocar o fundo, em uma ferramenta que simula o Modo Retrato.

Você ainda pode adicionar uma simulação de filtros, como do Instagram e Snapchat

Por fim, clicando no "vistinho" do canto superior, você consegue salvar sua imagem. Retornando ao menu, ao selecionar a caricatura, é possível clicar no lápis para voltar a editá-la, na seta para baixo para fazer o download, na seta curvada para compartilhar a imagem ou na lata de lixo para apagá-la.

O app também possui um plano de assinatura premium, no valor de $7 (aproximadamente R$ 26). Ele permite que você salve caricaturas sem marcas d'água, e também que tenha acesso a alguns itens exclusivos (como modelos de óculos e camisetas).

E aí, gostou? Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários e até a próxima!

Notícias