Topo
Notícias

TIM Brasil lança projeto-piloto de 5G e usa Itália de modelo

26/06/2019 13h55

FLORIANÓPOLIS, 26 JUN (ANSA) - Tendo a Itália como modelo, a TIM Brasil realizou nesta quarta-feira (26), em Florianópolis (SC), demonstrações de seu primeiro projeto-piloto de 5G em uma rede ativa no país.   


A iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação Certi e a gigante chinesa de tecnologia Huawei, que já colabora com a matriz da operadora em um projeto-piloto de 5G em Bari e Matera, no sul da Itália. "A Telecom Italia começou seu piloto de 5G há quase dois anos, então amadureceu uma série de experiências que a gente capitalizou", disse, em entrevista à ANSA, o diretor de engenharia da TIM no Brasil, Marco Di Costanzo.   


Segundo o executivo, a empresa teve acesso aos dados técnicos e de experiência de uso da tecnologia na Itália, o que permitirá utilizar e adaptar os melhores fundamentos obtidos no país europeu.   


"Do ponto de vista técnico, entendemos melhor a tecnologia, quais são suas potencialidades e qual o tipo de propagação, o quão difícil é propagar para cobrir uma área territorial", acrescentou Di Costanzo.   


Além de Bari e Matera, a TIM desenvolveu na Itália projetos-piloto de 5G em San Marino, com a finlandesa Nokia, e em Turim, com a sueca Ericsson. As mesmas empresas participarão de iniciativas semelhantes com a TIM Brasil em Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG), respectivamente.   


Na Itália, os projetos fomentaram um ecossistema digital que reúne universidades, instituições públicas e empresas privadas para explorar as possibilidades criadas pelo 5G.   


"O 5G não é só a tecnologia, mas também as parcerias com diferentes fontes", afirmou Di Costanzo durante uma apresentação a jornalistas sobre o projeto-piloto em Santa Catarina.   


Florianópolis foi escolhida justamente por ter uma elevada densidade de startups e servirá como base para o desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes e gestão de serviços públicos.   


Para isso, a TIM habilitará sua rede-piloto 5G para parcerias com instituições de ensino, empreendedores e setores da economia criativa.   


"Queremos pegar experiências bem sucedidas na Itália e trazê-las ao Brasil", disse Laercio Aniceto Silva, superintendente de negócios, tecnologia e inovação da Fundação Certi, que desenvolverá uma plataforma de Internet das Coisas (IOT) 5G e soluções de realidade virtual e aumentada usando a rede da TIM.   


Previsão - O leilão do 5G no Brasil está previsto para o primeiro trimestre de 2020. A partir da obtenção da concessão, as operadoras poderão explorar o serviço comercialmente, embora ainda exista a necessidade de um período de "limpeza de espectro".   


Segundo o diretor de engenharia da TIM, essa etapa serve para assegurar a convivência entre o 5G e serviços satelitares prestados na mesma banda. "Vislumbramos que a comercialização para o usuário final e empresas seja possível em 2021", salientou Di Costanzo.   


Em um "speedtest" realizado em uma tenda na Fundação Certi, o 5G da TIM alcançou velocidade de aproximadamente 1 Gbps. Um jogo de smartphone com cerca de 1,7 Gb foi baixado em 30 segundos.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias