Topo
Notícias

Ouro sobe para maior nível em seis anos diante de incertezas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ranjeetha Pakiam

25/06/2019 06h55

O rali do ouro não dá sinais de desaceleração.

O metal precioso subiu para o nível mais alto em seis anos com as novas sanções dos Estados Unidos ao Irã, que aumentaram as incertezas dos mercados globais. Segundo informações da Agência de Notícias Estudantil Iraniana, que citou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Abbas Mousavi, o caminho para uma solução diplomática com Washington está fechado.

Investidores também acompanham a cúpula do G-20 neste fim de semana, onde os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, devem se reunir para discutir as relações comerciais, embora autoridades dos EUA tenham minimizado expectativas ao insistir que o governo americano não está preparado para se comprometer com demandas por reformas econômicas significativas na China.

Junho tem sido um mês de ganhos para o ouro, também impulsionado pelo dólar, que perdeu valor depois que o Federal Reserve sinalizou um corte de juros e outros bancos centrais também indicaram uma postura mais dovish. Os investidores aproveitam o momento para aplicar em fundos de índices negociados em bolsa atrelados ao metal precioso e aumentam as posições líquidas compradas nos contratos futuros e opções de ouro dos EUA. O Morgan Stanley disse que o ouro é sua commoddity favorita em um prazo de seis meses, já que a incerteza das perspectivas macroeconômicas aumenta a atratividade do metal precioso.

"O humor do mercado de capitais global é instável devido ao temor do desconhecido, e é essa incerteza que continuará a fornecer o combustível para um mercado de ouro já de alta octanagem," disse em nota Stephen Innes, sócio-gerente da Vanguard Markets.

Uma significativa saída dos investidores do dólar americano, que se intensificou após a reunião de política monetária do Fed na semana passada, "aumenta ainda mais o apelo do mercado de ouro", acrescentou Innes.

O ouro spot chegou a subir 1,4% na terça-feira, para US$ 1.439,21, o maior nível desde maio de 2013.

Notícias