Topo
Notícias

Explosões em arsenal militar no Cazaquistão deixam 2 mortos e 165 feridos

25/06/2019 07h03

Nursultan, 25 jun (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e outras 165 ficaram feridas pelas explosões provocadas por um incêndio ocorrido na segunda-feira, em um arsenal militar no sul do Cazaquistão, e que ainda não foi totalmente controlado, de acordo com informações divulgadas nesta terça pelas autoridades cazaques.

"Infelizmente houve mortes, um civil e um soldado", disse o primeiro-ministro do Cazaquistão, Askar Mamin, em uma reunião do governo dedicada ao incidente, que forçou a retirada dos quase 45 mil moradores da cidade de Arys, onde está o arsenal.

Por outro lado, o ministro da Saúde, Elyan Birtanov, afirmou que 165 pessoas receberam atendimento médico, das quais 89 tiveram que ser internadas. Um total de 15 pacientes estão em tratamento intensivo.

Segundo o Ministério do Interior, os trabalhos para controlar o incêndio no arsenal foram suspensos pois ainda acontecem explosões.

"Acho que no decorrer do dia retomaremos os trabalhos", afirmou o chefe da pasta, Erlan Turgumbayev.

Por sua vez, o titular adjunto do Interior, Yuri Ilin, disse em uma entrevista coletiva que todas as pessoas que se encontravam na instalação militar onde aconteceu o acidente foram evacuadas.

"As pessoas que estavam nos abrigos foram evacuadas, neste momento não temos informações de que alguém, civil ou militar, permaneça lá", acrescentou.

De acordo com o ministério, as equipes de emergência evacuaram 2.815 pessoas e outras 39 mil deixaram o Arys por conta própria.

O presidente cazaque, Qasim-Yomart Tokayev, se deslocou ontem para o local do acidente e se encontrou com um grupo de evacuados, prometendo que as autoridades destinarão todos os recursos necessários para normalizar a situação em Arys. EFE

Notícias