Topo
Notícias

Resultados oficiais confirmam vitória de opositor em Istambul

24/06/2019 06h15

Istambul, 24 jun (EFE).- Os resultados oficiais das eleições municipais realizadas neste domingo em Istambul confirmam a clara vitória do social-democrata Ekrem Imamoglu, do opositor Partido Republicano do Povo (CHP), à prefeitura da cidade, informou hoje a Junta Eleitoral da Turquia (YSK).

O presidente da YSK, Sadi Güven, informou à imprensa em Ancara que Imamoglu venceu com 54,2% dos votos contra 45% de seu principal rival nesta disputa, Binali Yildirim, ex-primeiro-ministro e candidato do partido governamental islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP) do presidente, Recep Tayyip Erdogan.

O AKP tinha forçado a repetição da votação em Istambul, que com 16 milhões de habitantes é a maior cidade do país e seu principal centro econômico, por causa de supostas irregularidades no pleito municipal de 31 de março.

Também nessa ocasião Imamoglu ficou em primeiro, se bem que com uma vitória mais apertada, de somente 14 mil votos, enquanto ontem conseguiu consolidar sua posição ao obter uma vantagem muito maior, de 800 mil votos. EFE

Notícias