Topo
Notícias

Pompeo se reúne com rei saudita para abordar tensão no golfo Pérsico

24/06/2019 09h21

Riad, 24 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reuniu nesta segunda-feira com o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, na cidade de Jidá, no oeste do país árabe, onde chegou para abordar as relações bilaterais e a escalada da tensão no golfo Pérsico.

A agência de notícias estatal "SPA" informou que o rei saudita e Pompeo se reuniram no Palácio Real Al Salam e conversaram sobre as "relações estratégicas entre os dois países amigos".

Durante a reunião, ambos abordaram "as recentes novidades em nível regional e internacional", destacou a "SPA", que divulgou uma imagem de Pompeo e do monarca saudita no encontro.

O secretário de Estado americano chega a Riad na primeira de duas escalas em países árabes para tratar a situação na região após o aumento da tensão com o Irã.

O Departamento de Estado informou ontem que Pompeo também se reunirá com o príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman, para conversar sobre formas de fazer frente à "maligna influência iraniana" na região.

Após sua estadia na Arábia Saudita, Pompeo deve ir Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde se reunirá com o príncipe herdeiro Mohammed bin Zayed al Nahyan, com quem conversará sobre segurança marítima.

As últimas semanas foram marcadas por vários supostos ataques contra navios petroleiros na região do estreito de Ormuz e no golfo de Omã, pelos quais Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e EUA responsabilizaram o Irã.

A destruição de um avião americano não-tripulado pelo Irã na última quinta-feira e um ataque aéreo abortado dos EUA contra o país persa tornaram ainda mais tensa a situação no golfo Pérsico.

As visitas de Pompeo são parte de uma viagem que vai até o dia 30 de junho e incluirá Índia, Sri Lanka, Japão e Coreia do Sul. EFE

Notícias