Topo
Notícias

Confiança empresarial alemã tem menor nível desde 2014, diz Ifo

24/06/2019 08h24

Por Joseph Nasr

BERLIM (Reuters) - A confiança dos empresários alemães caiu em junho para seu menor nível desde novembro de 2014, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, adicionando pressão às expectativas de que a maior economia da Europa tenha contraído no segundo trimestre.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios se deteriorou pelo terceiro mês consecutivo, para 97,4 em junho, de 97,9 em maio. A medida ficou ligeiramente acima da expectativa de 97,2.

"A economia alemã está caminhando para a estagnação", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, acrescentando que a confiança de negócios nos setores de manufatura e serviços havia piorado.

Depois de nove anos sucessivos de crescimento, a economia alemã está em dificuldades, uma vez que as disputas comerciais e a economia mundial em crise prejudicam os fabricantes dependentes das exportações e a demora da saída do Reino Unido da União Europeia gera incertezas.

O banco central da Alemanha disse neste mês que espera que a economia contraia ligeiramente no segundo trimestre, após uma expansão de 0,4% entre janeiro e março. O governo reduziu pela metade sua previsão de crescimento de 2019 para 0,5% após uma expansão de 1,5% em 2018, a taxa mais fraca em cinco anos.

O economista do Ifo Klaus Wohlrabe disse que o conflito comercial entre os Estados Unidos e a China é a principal fonte de incerteza para as empresas alemãs, que dependem das exportações para as duas maiores economias do mundo para crescer.

Ele disse que não espera uma recessão, uma visão também mantida por analistas.

Notícias