Topo
Notícias

Caixa Econômica Federal tem alta de 23% no lucro líquido do 1º tri, para R$3,92 bi

24/06/2019 08h23

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal reportou nesta segunda-feira lucro líquido contábil de 3,92 bilhões de reais para o primeiro trimestre, alta de 22,9% em relação ao mesmo período de 2018, ajudada pela queda nas provisões com perdas em empréstimos.

Em um comunicado, o banco estatal disse que sua carteira de crédito encolheu 1,2% nos primeiros três meses do ano, para 685,8 bilhões de reais em razão da queda nos empréstimos corporativos e para pessoas físicas.

O lucro também foi impulsionado pela unidade de seguros da Caixa, segundo a instituição financeira. O banco pretende listar a Caixa Seguridade até dezembro, quando seu novo presidente- executivo, Pedro Guimarães, planeja vender ativos para devolver fundos ao governo, reduzindo a dívida pública.

As provisões para devedores duvidosos diminuíram 24,4% em relação ao ano anterior, para 2,8 bilhões de reais, e os empréstimos com atraso superior a 90 dias atingiram 2,5%, queda de 0,4 ponto percentual em 12 meses.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) - um indicador de rentabilidade - ficou em 15,8%, ligeiramente abaixo do trimestre anterior.

(Por Carolina Mandl)

Notícias