Topo
Notícias

Boris Johnson diz que está falando sério sobre ameaça de Brexit "sem acordo"

24/06/2019 20h23

Por Andy Bruce

LONDRES (Reuters) - Buscando reconquistar um embalo em sua campanha para se tornar o próximo primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson disse nesta segunda-feira que está seriamente preparado para retirar o país da União Europeia em outubro mesmo se um acordo com o bloco não for atingido. 

O ex-prefeito de Londres ainda é o favorito na corrida para suceder Theresa May, mas sua liderança foi abalada por informações sobre uma briga acalorada com sua namorada na qual até a polícia teria sido chamada. 

Seu rival, o secretário de Relações Exteriores Jeremy Hunt, descreveu Johnson nesta segunda-feira como um "covarde", já que Johnson estaria evitando a realização de debates entre os dois.

Johnson se recusou a comentar a briga em uma entrevista à BBC News. Em vez disso, ele resolveu redobrar a promessa de entregar o Brexit em outubro mesmo sem um acordo - uma perspectiva que provocou uma queda brusca da libra em relação a outras moedas. 

"Minha promessa é sair da UE no Halloween de 31 de outubro", disse Johnson. "E a maneira para fazer nossos amigos e parceiros entenderem o quão sério estamos falando, eu temo, é abandonar o derrotismo e a negatividade que nos envolveu em uma grande nuvem por tanto tempo, e nos prepararmos com confiança e seriedade para um cenário onde não haja um acordo." 

Johnson disse que não quer um Brexit sem acordo, mas que é necessário colocar essa opção na mesa para que o Reino Unido tenha o resultado que quis ter.

Ele novamente levantou incertezas sobre o pagamento de 39 bilhões de libras (49 bilhões de dólares) do acordo de divórcio com a UE, algo que provavelmente será recebido como hostil pelos negociadores em Bruxelas. 

"Acredito que deveria haver ambiguidades criativas sobre quando e como isso será pago", disse Johnson.

Notícias