Topo
Notícias

Milhares de pessoas se manifestam em Praga por renúncia de primeiro-ministro

23/06/2019 15h02

Praga, 23 jun (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo em Praga para exigir a renúncia do primeiro-ministro da República Tcheca, o magnata Andrej Babis, acusado de corrupção, em um protesto que reuniu cerca de 250 mil pessoas.

A manifestação, convocada por um movimento cívico chamado "Um milhão de momentos para a democracia", exigiu também a saída da ministra de Justiça, Marie Benesova, uma antiga promotora acusada de querer proteger o primeiro-ministro de possíveis ações legais.

Segundo uma investigação comunitária, o consórcio agroalimentar Agrofert, propriedade de Babis, recebeu milionárias ajudas de forma injustificada, inclusive depois que ele já tinha assumido o governo.

"Pedimos a saída de Marie Benesova e exigimos a renúncia de Andrej Babis", manifestou hoje no início do protesto Mikulas Minar, o líder desta plataforma cívica que organiza há várias semanas os protestos contra o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro, de 64 anos de idade, que lidera uma coalizão em minoria entre seu partido, o populista ANO e o social-democrata CSSD, rejeita as acusações contra e as considera um ataque contra o país.

Com 250 mil manifestantes, a cidade de Praga foi palco de uma as maiores concentrações civis desde a chamada Revolução de Veludo, que pôs fim ao regime comunista há três décadas. EFE

Notícias