Topo
Notícias

Colégios eleitorais fecham em Istambul após votação sem incidentes

23/06/2019 13h37

Istambul, 23 jun (EFE).- Os colégios eleitorais de Istambul fecharam as portas às 17h deste domingo (horário local, 11h em Brasília) em um dia no qual os turcos foram às urnas para escolher o prefeito e que transcorreu praticamente sem incidentes.

Essa é uma repetição da eleição de 31 de março, que foi cancelada pela Comissão Eleitoral (YSK) a pedido do partido governamental, o islamita AKP, depois que o candidato do partido opositor CHP, o social-democrata Ekrem Imamoglu, ganhou com uma margem muito pequena.

Tanto Imamoglu quanto o seu oponente, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim, se mostraram confiantes hoje e comemoraram a grande participação dos eleitores, que possivelmente será superior inclusive à votação de março, que foi de aproximadamente 84%.

Ao todo, 10,5 milhões pessoas de Istambul, que tem 15 milhões de habitantes e é a maior cidade da Turquia, têm idade para votar. Não há pesquisas de boca de urna e os primeiros resultados devem ser divulgados a partir das 18h GMT (15h em Brasília), mas a YSK pode antecipar.

O dia, marcado pelo calor úmido típico do verão turco, transcorreu sem incidentes graves, mas a Polícia precisou intervir e advertiu 111 pessoas por pequenas brigas ou irregularidades, como tentar votar acompanhado ou fotografar a cédula.

A única questão mais séria envolveu envelopes não selados corretamente, mas a pedido do AKP e do CHP, a YSK decidiu invalidar esses votos.

O CHP anunciou no começo do dia ter enviado dois observadores e um advogado para cada uma das 31.124 mesas eleitorais, e os eleitores acreditam que não acontecerão fraudes no processo. EFE

Notícias