Topo
Notícias

Problemas globais não são solucionados com medidas nacionalistas, diz Merkel

22/06/2019 09h59

Berlim, 22 jun (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu em uma mensagem de vídeo divulgada neste sábado que os grandes problemas globais não podem ser solucionados com medidas nacionais unilaterais, por isso que é necessário defender o multilateralismo.

Merkel, que se prepara para a cúpula do G20 em Osaka, lembrou de uma série de desafios globais que existem atualmente, como a defesa do livre-comércio, a digitalização, a proteção do clima e questões sanitárias globais.

A chanceler destacou que justamente para a Alemanha, como nação exportadora, há questões-chave como a defesa do livre-comércio, para as quais necessita da cooperação internacional, da mesma forma que para outros desafios do presente.

"Sozinhos não podemos superar os desafios, temos que trabalhar juntos", disse Merkel.

Por outro lado, a chanceler destacou que a presidência japonesa do G20 tinha continuado desenvolvendo temas que já a Alemanha tinha introduzido em 2017 como a da participação das mulheres no mercado de trabalho.

"O Japão, além disso, pôs novos temas na agenda como o do papel da inteligência artificial e o marco ético que necessitamos no uso de dados", afirmou.

Merkel se declarou consciente que entre os países-membros do G20 haverá diferenças de opinião e disse que é preciso trabalhar a partir delas.

"Devemos falar uns com outros, não uns sobre outros", disse Merkel.

Merkel lembrou que o G20 tinha sido fundado como resposta a uma crise financeira internacional e que atualmente representa um terço da população mundial, 80% do PIB global e dois terços do fluxo do comércio global.

"Por isso vale a pena, embora haja diferenças de opinião, esforçar para encontrar soluções comum", disse. EFE

Notícias