Topo
Notícias

Pentágono divulga vídeo de suposta destruição de drone dos EUA pelo Irã

20/06/2019 15h49

Washington, 20 jun (EFE).- O Pentágono divulgou nesta quinta-feira um vídeo com a suposta destruição por parte do Irã de um drone dos Estados Unidos quando sobrevoava o estreito de Ormuz, o que elevou a tensão entre os dois países.

"Um drone da Marinha que sobrevoava o golfo de Omã e estreito de Ormuz em uma missão de vigilância no espaço aéreo internacional (...) foi derrubado por um míssil terra-ar a partir de uma localização perto da cidade de Goruk (Irã)", afirmou o tenente-general Joseph Guastella, comandante das Forças Aéreas do Comando Central dos EUA, em um breve pronunciamento.

As imagens divulgadas pelo Pentágono, de baixa qualidade e em preto e branco, apenas mostram o rastro de fumaça do suposto míssil e uma forte explosão sem mais detalhes.

Guastella ressaltou que o que houve foi um "ataque não provocado e que o drone não tinha violado o espaço aéreo iraniano em nenhum momento durante sua missão".

No momento de sua destruição, o equipamento não tripulado estava voando em "altitude elevada" e a 34 quilômetros do litoral iraniano, segundo Guastella.

"Este ataque perigoso foi irresponsável e ocorreu nas proximidades de corredores aéreos estabelecidos entre Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Mascate (Omã), possivelmente pondo em risco civis inocentes", declarou.

O MQ-4 Triton é um drone de vigilância não armado que é capaz de operar em altitudes de até 18 mil metros, sendo uma versão da nave de reconhecimento RQ-4 Global Hawk da Força Aérea dos EUA.

A tensão entre Teerã e Washington aumentou nas últimas semanas, a ponto de o Governo americano decidir enviar mais tropas e reforçar o seu posicionamento militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico. EFE

Notícias