Topo
Notícias

Imprensa confirma que drone americano foi derrubado no Estreito de Ormuz

20/06/2019 05h44

Washington, 20 jun (EFE).- Um avião não tripulado da Marinha dos Estados Unidos foi derrubado enquanto voava sobre o Estreito de Ormuz, no espaço aéreo internacional, informou nesta quinta-feira a emissora "ABC News", segundo informações de um funcionário americano.

Horas após os Guardiões da Revolução do Irã anunciassem a demolição de um dispositivo dos EUA, dedicado a operações de espionagem, o funcionário confirmou o incidente, que ocorre no meio do aumento da tensão entre os dois países.

De acordo com a emissora, o drone que foi atingindo hoje por um míssil terra-ar é um MQ-4C Triton, da Marinha americana.

A "ABC News" detalhou que o MQ-4C Triton é um avião de vigilância desarmado que é capaz de operar altitudes de até 60 mil pés e é uma versão da aeronave de reconhecimento RQ-4 Global Hawk, da Força Aérea.

Os Guardiões disseram em um comunicado que o drone entrou no espaço aéreo iraniano na madrugada de hoje, sobrevoando a região de Koohe Mobarak, na província de Hormozgan, no sul do país.

A Força Aeroespacial desse corpo militar de elite foi a encarregada de disparar contra o dispositivo, descrito na nota como um avião espião dos EUA do tipo "Global Hawk".

O fato ocorreu perto do estratégico Estreito de Ormuz, por onde atravessa um quinto do petróleo mundial e a apenas 80 quilômetros dos Emirados Árabes Unidos e Omã. EFE

Notícias