Topo
Notícias

Navio resgata 27 imigrantes no Mediterrâneo; 22 estão desaparecidos

19/06/2019 16h13

Almería (Espanha), 19 jun (EFE).- Um navio resgatou nesta quarta-feira 27 imigrantes de origem subsaariana, entre eles duas mulheres e uma menina, de uma pequena embarcação no litoral mediterrâneo do sudeste da Espanha, que era procurada desde ontem pelas autoridades do país e da qual poderiam ter desaparecido 22 pessoas.

Uma porta-voz do Salvamento Marítimo da Espanha informou à Agência Efe que ontem uma ONG alertou sobre a saída, da costa do norte da África, de uma embarcação com 49 pessoas a bordo com destino à Europa.

Desde a tarde de ontem, um avião do Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas) e posteriormente um avião da Força Aérea espanhola buscaram a embarcação.

Na primeira hora da tarde, uma embarcação informou ao Salvamento Marítimo, entidade pública espanhola, que estava resgatando 27 pessoas de origem subsaariana de uma balsa, e depois foi comprovado que se tratava da mesma embarcação que era procurada desde ontem.

Um helicóptero resgatou três homens em "estado crítico" e duas mulheres e uma menina, cujo estado de saúde parece não requerer cuidados intensivos, e os levou a um hospital de Almería, no sudeste da Espanha. Os demais resgatados serão levados a um porto do sul do país.

O Salvamento Marítimo informou que a balsa foi encontrada 11 milhas ao norte do Cabo Tres Forcas, em área de busca e resgate de responsabilidade do Marrocos, que no entanto não havia solicitado ajuda.

A chegada de imigrantes procedentes da África à Espanha através do estreito de Gibraltar, no mar Mediterrâneo, é constante.

Em 2018, a Espanha tornou-se a principal rota de entrada de imigrantes na Europa pelo mar, com mais de 56 mil chegadas, segundo a Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado (CEAR), organização que calcula em pelo menos 769 o número de imigrantes que morreram nesse ano na travessia. EFE

Notícias