Topo
Notícias

Imagem de feto fazendo o sinal do coração é falsa e feita para propaganda

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução
do UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2019 04h01

A imagem de uma ultrassonografia que mostra um feto fazendo sinal de coração com as mãos foi compartilhada nas redes sociais na última semana. Com suposta origem no Acre, a foto curiosa chegou até a portais de notícia.

Segundo a mensagem, a imagem em preto e branco foi tirada no início do mês por um médico da maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, capital do Acre. Ela mostra um feto em final de gestação que faz o sinal do coração com as mãos. Alguns portais de notícias compartilharam a história curiosa e tanto o médico quanto os pais chegaram a ser criticados nas redes sociais por "expor a criança".

FALSO: Imagem é montagem e não surgiu no Acre

Nada nesta história é verdadeiro. A imagem é uma montagem e não surgiu no Acre -- é usada há anos por contas de clínicas obstétricas no Irã.

O UOL procurou pelo médico ultrassonografista Wellington Brum, apontado como responsável pelo exame no Brasil. A equipe da sua clínica em Rio Branco negou a informação e afirmou que ele já esclareceu a história para a família que, segundo o texto, era dona da imagem.

De acordo com a equipe de Brum, a informação começou a correr no último dia 12, Dia dos Namorados, e todos foram pegos de surpresa. O médico só descobriu que estava envolvido na corrente quando passou a receber ligações da imprensa.

A reportagem também procurou o casal envolvido na história, mas não conseguiu contato. Ao portal acriano "ac24horas", a mãe a quem a imagem foi atribuída confirmou que houve um engano e negou a autoria da foto.

A mãe argumentou ainda que a imagem mostra uma ultrassonografia 3D, procedimento que ela nunca realizou. A reportagem procurou também pela Secretaria de Saúde do Acre para saber se o procedimento é feito no hospital, mas não teve resposta.

Montagem mostra bebê fazendo sinal de coraçãozinho - Reprodução - Reprodução
Perfil de usuária do Instagram no Irã mostra bebê fazendo sinal de coraçãozinho
Imagem: Reprodução
Imagem circula no Irã desde 2015

O UOL rastreou a suposta imagem da ultrassonografia em diferentes contas de Instagram de clínicas de obstetrícia no Irã desde 2015. A grande maioria das postagens - que usa a imagem completa, em preto e amarelo, e não o recorte em preto e branco reproduzido no Brasil - tem como objetivo promover ações relacionadas a fertilidade e gestação.

A reportagem conseguiu trocar mensagens com uma das clínicas iranianas que publicaram a imagem, em fevereiro deste ano. De acordo com a unidade, especializada em obstetrícia, a foto é uma montagem e não representa uma ultrassonografia real.

Médicos brasileiros consultados pelo UOL também afirmaram que, pela posição, a foto não pode ser verdadeira.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias