Topo
Notícias

Fed mantém patamar dos juros nos EUA

19/06/2019 16h55

Washington, 19 jun (EFE).- O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, manteve nesta quarta-feira o patamar dos juros básicos no país entre 2,25% e 2,5%, apesar das pressões do presidente Donald Trump para baixá-los, mas apontou que acompanhará de perto a evolução da economia em relação a crescentes "incertezas".

A decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc), tomada após dois dias de reunião, contou com 9 votos a favor e um contra. Esta foi a primeira votação não unânime desde que Jerome Powell assumiu a presidência do banco central, em fevereiro de 2018.

"À luz das incertezas e das baixas pressões inflacionárias, o Fomc monitorará de perto as implicações dos próximos indicadores para as perspectivas econômicas e agirá como for apropriado para sustentar a expansão (econômica)", disse a instituição em comunicado.

Trump vem pressionando o Fed para que reduza os juros com o objetivo de aquecer a atividade econômica nos Estados Unidos.

Além do anúncio sobre os juros, o banco central manteve as previsões de crescimento dos EUA de 2,1% para este ano e de 2% para 2020. Já a projeção de inflação para este ano caiu de 1,8% - feita há três meses - para 1,5%, abaixo da meta de 2%. EFE

Notícias