Topo
Notícias

Comissão da reforma volta na terça; debate deve durar pelo menos mais 13 h

do UOL

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

19/06/2019 16h00

A comissão especial da reforma da Previdência encerrou hoje os trabalhos desta semana, após 28 deputados se manifestarem. Ainda há 77 parlamentares inscritos para se pronunciar, de acordo com o presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

No total, 78 dos 155 deputados inscritos já falaram na comissão ontem e hoje. Se cada um dos 77 restantes falar por dez minutos, os debates ainda levarão quase 13 horas. Os membros da comissão têm 15 minutos de fala e os não membros, 10 minutos. Líderes partidários têm 15 minutos.

Ramos convocou uma nova sessão para retomar os debates sobre o relatório na terça-feira (25), às 9h. Mas disse que existe a chance de antecipar a sessão para segunda-feira (24), às 16h. Ele deve tomar uma decisão até sexta-feira.

O presidente da comissão não quis definir uma data para votação do parecer do relator. Segundo o deputado, ela dependerá de quando terminarem as discussões, da apresentação de destaques e da eventual obstrução dos deputados de oposição.

Voto complementar

Após o fim do debate, o relator da reforma, Samuel Moreira (PSDB-SP), afirmou que apresentará um voto complementar ao seu parecer, mas não informou que alterações serão feitas no texto nem quando esse documento será lido em plenário.

Ele garantiu que manterá os pilares principais da reforma, como a idade mínima. "Vamos fazer apenas alguns ajustes para corrigir distorções apontadas pelos deputados. Mas já posso dizer que, a princípio, não vou mexer nas regras do abono porque nosso relatório melhorou essa parte em relação à proposta do governo", disse.

(Com Estadão Conteúdo)

Como acompanhar o pedido de aposentadoria do INSS?

UOL Notícias

Notícias