Topo
Notícias

Vale reporta 49 acordos de indenização individual por Brumadinho

18/06/2019 20h40

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale informou nesta terça-feira que já assinou 49 acordos de indenização individual por conta da tragédia com uma barragem da companhia em Brumadinho (MG), no início deste ano.

Segundo uma apresentação, há 546 requerentes de indenização pelo desastre, que deixou mais de 200 mortos, sendo a maior parte funcionários da própria Vale.

A companhia informou ainda que os procedimentos de indenização estão acelerados, com o apoio do escritório da Defensoria Pública.

A companhia não divulgou informações sobre os montantes pagos.

Os primeiros acordos individuais, extrajudiciais, foram realizados no início de maio, e os valores não foram divulgados, conforme acertado entre as partes.

A Vale afirmou, desde o início, que gostaria de realizar acordos extrajudiciais, como forma de acertar as reparações pelo desastre de Brumadinho rapidamente.

A empresa reportou ainda 192 acordos preliminares trabalhistas assinados.

Sobre indenizações emergenciais, que envolvem menores valores, foram feitos 90.990 pagamentos.

Devido ao desastre de Brumadinho, a Vale registrou prejuízo líquido de 1,64 bilhão de dólares no primeiro trimestre, contra lucro de 1,59 bilhão de dólares no mesmo período de 2018.

O impacto financeiro da ruptura da barragem de Brumadinho foi de 4,954 bilhões de dólares, de acordo com a empresa, devido a provisões, volumes de minério de ferro perdidos, despesas de paradas de produção, dentre outros.

A empresa anunciou, ao divulgar os resultados em maio, provisões de 2,423 bilhões de dólares para os programas e acordos de compensação e remediação pelos danos com o rompimento com a barragem.

(Por Roberto Samora)

Notícias