Topo
Notícias

Uma filha com dois pais: afinal, quem inventou a internet?

Vint Cerf (à esq.) e Bob Kahn (à dir.), os criadores do protocolo de comunicação TCP/IP e conhecidos como os "pais da internet" - Divulgação/Princeton University
Vint Cerf (à esq.) e Bob Kahn (à dir.), os criadores do protocolo de comunicação TCP/IP e conhecidos como os "pais da internet" Imagem: Divulgação/Princeton University
do UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/06/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A internet como conhecemos nasceu com a Arpanet, uma rede criada nos EUA em 1969
  • A Arpanet interligava redes acadêmicas e militares
  • Isso só foi possível com a criação de um protocolo de comunicação por dois pesquisadores norte-americanos
  • Vint Cerf e Bob Kahn desenvolveram o protocolo e são considerados os "pais da internet"

Parte inseparável das nossas vidas, a internet é utilizada por uma série de dispositivos do nosso cotidiano. Celulares, computadores, televisões e até eletrodomésticos utilizam a rede. Mas afinal, quem inventou a internet?

Não existe uma pessoa que inventou a internet: ela é o resultado do trabalho de muitos pesquisadores de diferentes lugares. No entanto, a rede que hoje conhecemos deriva da Arpanet, sigla para Advanced Research Projects Agency Network (Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas). Essa agência trata-se de um órgão ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Criada em 1969, a Arpanet interconectava as redes de diferentes universidades, laboratórios de pesquisa e militares. Para esse feito, a grande novidade da rede era o protocolo de comunicação TCP/IP, que basicamente estabelece padrões de como os dados devem ser agrupados, transmitidos, roteados e recebidos.

Grosso modo, é uma forma criada para permitir a comunicação padronizada entre computadores diferentes e garantir que essa comunicação persista mesmo quando um dos computadores da rede está indisponível.

Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet
Imagem: Wikimedia Commons

O TCP/IP é a base da internet que conhecemos hoje e seus criadores foram os norte-americanos Robert Kahn e Vinton Cerf. Bob Kahn e Vint Cerf são, frequentemente, citados como os "pais" da internet. Nos anos 1970, esses pesquisadores trabalhavam na Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Tempos depois, em 1987, a já chamada internet passou a ter o seu uso comercial liberado. Já em 1992, surge na Europa a World Wide Web (WWW), uma rede dentro da internet criada por Tim Berners-Lee que é a porção que a maioria das pessoas usa --e onde estão hospedados sites e serviços.

Como o chefão da Amazon superou Bill Gates e virou o mais rico do mundo

Conheça Jeff Bezos

Android, 10 anos: como o maior sistema operacional do mundo virou ferramenta de poder

Leia mais

Notícias