Topo
Notícias

Justiça alemã suspeita de que assassinato de autoridade pró-imigração esteja ligado à extrema direita

17/06/2019 16h38

Berlim, 17 Jun 2019 (AFP) - Responsável por casos de terrorismo, a Procuradoria Federal alemã declarou, nesta segunda-feira (17), que o assassinato do político pró-imigração Walter Lübcke está, muito provavelmente, ligado à extrema direita.

"No estado atual da investigação, partimos do princípio de que estamos lidando com algo ligado à extrema direita" para explicar a motivação do assassinato de Walter Lübcke, declarou à imprensa o porta-voz da Procuradoria.

No fim de semana, um homem de 45 anos foi preso no âmbito da investigação sobre a morte a tiros, no início de junho, deste presidente do conselho regional de Kassel (centro), membro do partido de centro-direita da chanceler Angela Merkel.

A detenção foi realizada com base em uma análise de DNA.

Em declarações em Berlim, Merkel afirmou que a notícia é "deprimente". "Espero que logo possamos esclarecer por completo" este caso, acrescentou.

Lübcke, de 65 anos, foi encontrado morto em 2 de junho no terraço de sua casa em Wolfhagen, subúrbio de Kassel. Ele recebeu um tiro a curta distância e estava deitado em uma poça de sangue, segundo a polícia.

Em outubro de 2015, após a decisão de Angela Merkel de abrir as fronteiras a várias centenas de milhares de iraquianos e sírios, ele defendeu os direitos dos refugiados, provocando a ira da extrema direita.

"Devemos defender nossos valores. E qualquer um que não represente esses valores pode deixar o país a qualquer momento se não estiver de acordo, é a liberdade de cada alemão", disse ele em uma reunião pública.

- Sem precedentes desde os anos 1980 -Segundo vários meios de comunicação alemães, o suspeito "é da extrema direita".

Em 2009, ele foi preso junto com outros 400 militantes neonazistas por atacar uma manifestação da Federação dos Sindicatos Alemães (DBG) em Dortmund, informou a Der Spiegel em seu site. Ele foi condenado a sete meses de prisão.

Segundo a revista, teve outros problemas com a polícia, por envolvimento em atos de violência e posse de armas.

Se a motivação política for confirmada, seria o primeiro assassinato dessa natureza desde os ataques da Fração do Exército Vermelho. Em 1981, o grupo de extrema esquerda assassinou um ministro regional da Economia, membro do partido liberal FDP.

Seria também o primeiro homicídio na Alemanha de um político eleito motivado por ideias da extrema direita desde a Segunda Guerra Mundial.

No Reino Unido, uma deputada trabalhista foi morta a facadas em 2016 por um simpatizante da extrema direita.

Várias partidos solicitaram, nesta segunda-feira, a convocação de uma sessão especial do Parlamento para saber se a extrema direita está ligada ao assassinato.

Durante dez anos, Lübcke liderou uma autoridade administrativa entre o estado de Hesse e seus municípios. Também foi membro do Parlamento de Hesse.

As homenagens e artigos dedicados à sua morte provocaram uma avalanche de comentários nas redes sociais, muitos deles comemorando o assassinato.

Um internauta comemorou a morte "deste traidor", enquanto outro advertiu: "é isso que vai acontecer com Merkel e com os outros".

mat/ylf/al/zm/mr/tt

Notícias