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Criativos indicam favoritos aos troféus do Cannes Lions deste ano

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Imagem: Divulgação
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/06/2019 04h00

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, principal evento da publicidade mundial, começa hoje (17) e vai até sexta-feira (21), na Riviera Francesa. O encontro deverá reunir mais de 15 mil profissionais de criatividade, marketing, tecnologia e negócios do mundo todo.

Os concorridos leões, distribuídos nas 27 categorias da premiação, são o grande destaque do festival --além dos seminários, com temas relacionados a propósito de marca, performance de campanhas e experiência do consumidor.

Para indicar as campanhas que são favoritas aos prêmios deste ano, pedimos a criativos de três das principais agências brasileiras que escolhessem seus cases preferidos.

Confira as indicações de André Kassu, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da CP+B Brasil e jurado do festival na categoria Industry Craft deste ano; Domenico Massareto, CCO (Chief Creative Officer) da Publicis Brasil; e Sleyman Khodor, diretor de Criação da Talent Marcel:

André Kassu, da CP+B Brasil

Whopper em Branco, da David São Paulo para Burger King (Brasil)
"O contexto político deixa a ideia muito poderosa, a marca tem feito coisas incríveis mundo afora, uma peça brasileira que surge meses antes de Cannes e tem o tempo de maturação certa."

Machado de Assis Real, da Grey Brasil para Faculdade Zumbi dos Palmares (Brasil)
"O lado fã de Machado de Assis torce por essa peça que repercutiu bastante, que faz uma justiça histórica fundamental e ainda nos mostrou que racismo é um capítulo muito vivo neste país. Basta ver os comentários contra a campanha. Pelo momento Brasil que vivemos, espero que ganhe muita coisa."

Nike's "Just Do It 'Dream Crazy", da Wieden+Kennedy para Nike (Estados Unidos)
"Uma das campanhas mais corajosas que uma marca já fez. Enfrentou boicote, a ira do presidente Trump e gerou muito valor para a Nike. Além do mais, no momento em que clientes questionam as agências, é importante ver o que uma relação entre a W+K e a Nike conseguiu fazer ao longo dos anos, sem perder a 'tal' criatividade."

Domenico Massareto, da Publicis Brasil

Viva la Vulva, da AMVBBDO Londres para Libresse-Essity (Reino Unido)
"A marca quebradora de tabus Libresse, que ousou normalizar a menstruação em 2017 com o movimento #bloodnormal, agora lançou uma nova campanha, arrojada, que celebra a vulva em todas as suas belas formas e luta contra os mitos, inseguranças e estereótipos a que as mulheres são submetidas quando se trata de seus genitais. Criação linda de dois brasileiros que vivem em Londres."

McDonald's The Flip, da We Are Unlimited para McDonald's (Estados Unidos)
"A rede de fast food fez uma homenagem elegante e inteligente, ao virar, de ponta cabeça, o "M" de suas fachadas --transformando-o em um "W", em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Icônico e cheio de significado."

Insta Novels, da Mother para The New York Public Library (Estados Unidos)
"Insta Novels é uma ideia brilhante e lindamente executada, que consegue resolver a equação contemporânea de como fazer uma sociedade contemporânea viciada nos nanoconteúdos sociais ler (e se interessar pela literatura)."

Sleyman Khodor, da Talent Marcel

The Truth is Worth It, da Droga5 para o The New York Times (Estados Unidos)
"Em tempos de fake news, o NYT mostra que escrever uma simples manchete não é algo simples. Exige trabalho duro, pesquisa e, acima de tudo, muita responsabilidade."

Xbox Adaptive Controller, da Mccann NY para a Microsoft (Estados Unidos)
"Uma ideia fantástica. Permitir que crianças com mobilidade limitada possam jogar Xbox é inclusivo e democrático. Faz o conceito de 'quando todos jogam, todos ganham' ser mais verdadeiro que nunca."

Accessibility Mat, da GTB para a Ford (Brasil)
"A simples transformação de uma peça já existente nos carros fez com que ela deixasse de ser um acessório e se tornasse um item de utilidade pública. É o design a serviço dos cadeirantes e de toda uma cidade."

Os favoritos da tradicional lista da Leo Burnett

Globalmente, a lista mais famosa de favoritos aos leões é produzida pela agência Leo Burnett. A "Cannes Prediction" já está em sua 32ª edição e afirma atingir um grau de precisão de 90% a cada premiação.

Neste ano, a agência ainda listou quatro tendências que estarão nos cases mais premiados do ano: campanhas que utilizem uma mescla de realidade virtual e realidade aumentada; marcas com "posicionamento corajoso"; campanhas com propósito e utilização inteligente de dados.

Veja as 20 campanhas que estão na lista da agência (não há nenhuma campanha brasileira entre as indicadas):

  1. Just Do It 'Dream Crazy, da Wieden + Kennedy para Nike (Estados Unidos)
  2. The Time We Have Left, da Leo Burnett Madrid para Pernod Ricard (Espanha)
  3. The Boy and the Piano, da Adam&eveDDB para John Lewis (Reino Unido)
  4. Akuma No Kimura, da Dentsu para Chicken Ramen (Japão)
  5. Broadway the Rainbow, da DDB Chicago para Mars (Estados Unidos)
  6. Great Shows Stay With You, da Droga5 para Amazon Prime (Reino Unido)
  7. Souvenirs de Paris, da Marcel para Centre Pompidou (França)
  8. Whopper Detour, da FCB NY para Burger King (Estados Unidos)
  9. Viva La Vulva, da AMV BBDO para Essity (Reino Unido)
  10. Insta Novels, da Mother para The New York Public Library (Estados Unidos)
  11. Westworld: The Maze, da 360i para HBO (Estados Unidos)
  12. Legal-Ade, da Leo Burnett Chicago para Kraft Heinz (Estados Unidos)
  13. Billie Jean King Your Shoes, da TBWA\Chiat\Day para Adidas (Estados Unidos)
  14. My Crayon Project, da R/GA Tokyo para Shiseido (Japão)
  15. Museum of Romanticism, da McCann Madrid para Ikea (Espanha)
  16. Football Decoded, da McCann Londres para Microsoft Xbox (Reino Unido)
  17. The Hidden Flag, da Lola MullenLowe para FELGTB (Espanha)
  18. The Truth Is Worth It, da Droga5 para The New York Times (Estados Unidos)
  19. adDRESS the Future, da Virtue para Carlings (Dinamarca)
  20. Narcos The Censor's Cut, da J. Walter Thompson Bangkok para Netflix (Tailândia)

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