Topo
Notícias

Centenas de manifestantes se reúnem em Moscou em prol de jornalista

16/06/2019 17h01

Por Polina Ivanova

MOSCOU (Reuters) - Centenas de manifestantes se reuniram em Moscou neste domingo em um pequeno ato autorizado pelo governo em apoio ao jornalista investigativo Ivan Golunov, condenando o abuso de poder pela sua prisão de cinco dias neste mês por acusações de drogas.

O repórter de 36 anos, conhecido por denunciar a corrupção entre autoridades de Moscou, foi libertado após protestos de apoiadores que disseram que ele foi enquadrado por policiais corruptos.

Jornalistas críticos das autoridades russas têm tido uma existência perigosa desde os anos 1990 - às vezes ameaçados, atacados ou até mesmo assassinados por causa de seu trabalho -, mas o caso de Golunov desencadeou uma reação extraordinariamente forte.

Uma manifestação não autorizada em 12 de junho, o dia depois que ele foi libertado, levou a mais de 500 detenções, incluindo o político de oposição Alexei Navalny.

Mas o evento de domingo foi liberado, levantando dúvidas sobre se o governo do presidente Vladimir Putin estava tentando fornecer uma válvula de segurança para a ira pública.

A manifestação, convocada pelo Sindicato Russo de Jornalistas e nomeada "Justiça para Todos", atraiu algumas centenas de pessoas no início da tarde, disse uma testemunha à Reuters. A agência de notícias estatal TASS citou a polícia dizendo que cerca de 1.600 estavam lá.

O programador de computadores Sergey, de 28 anos, disse que estava participando na esperança de que o protesto ajudasse a impedir que outras pessoas tivessem drogas plantadas pela polícia, como ele acredita que aconteceu com Golunov. "Alguém tem que (protestar)", disse ele, observando o pequeno número de pessoas no protesto.

(Por Polina Ivanova)

Notícias