Topo
Notícias

Ex-presidente do Sudão Omar Al Bashir será julgado na semana que vem

15/06/2019 12h50

Cartum, 15 jun. (EFE).- O procurador-geral do Sudão, Walid Sayed Ahmed, afirmou neste sábado que o ex-presidente do país Omar al Bashir, derrubado em abril deste ano após 30 anos no poder, será julgado na semana que vem por corrupção e posse de divisa estrangeira.

Em entrevista coletiva, o procurador afirmou que "Bashir será apresentado a julgamento na próxima semana pelas acusações de corrupção e posse de divisa estrangeira", sem determinar a data do início do julgamento.

Além disso, Sayed disse que foram abertos "41 processos penais contra os símbolos do antigo regime", sem dizer quem são, e explicou durante a entrevista coletiva que tais processos "estão relacionados com a corrupção" e que "as medidas de detenção e investigação continuarão durante a semana que vem".

O julgamento de Bashir começara após o término do período de apelação, que dura uma semana, acrescentou o procurador.

Na última quinta-feira, a Procuradoria-Geral acusou formalmente de posse ilegal de fundos Bashir, que foi derrubado pelo exército no dia 11 de abril, depois que foram encontrados em sua casa cerca de 7 milhões de euros e US$ 351 mil em dinheiro.

No último dia 5 de maio, Bashir, que governou o Sudão com mão de ferro durante três décadas, foi interrogado pela primeira vez pelas autoridades.

As investigações começaram depois que essa quantia em dinheiro foi encontrada em bolsas de plástico na casa do ex-presidente em Cartum.

Bashir foi detido pelos militares no dia em que foi retirado do poder e levado pouco depois à prisão segurança de máxima de Kobar, onde permanece até hoje.

Por outro lado, a Procuradoria o acusou em maio de ser responsável pela morte de manifestantes durante os protestos que levaram à sua saída da Presidência, que tiveram início em meados de dezembro de 2018 e se estenderam até a intervenção dos militares quatro meses depois. EFE

Notícias