Topo
Notícias

Família Klein compra controle da Via Varejo e vira maior acionista

14/06/2019 18h42

Por Tatiana Bautzer e Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O veterano do varejo brasileiro Michael Klein e sua família compraram o controle da Via Varejo com uma aquisição em leilão na B3 de participação adicional equivalente a 1,6 por cento da empresa.

Com a transação, a família, que fundou uma das bandeiras da Via Varejo na década de 1950, a Casas Bahia, se tornou maior acionista da companhia, com 27 por cento do capital. A participação isolada de Michael Klein passou a somar 140,77 milhões de ações ordinárias, equivalentes a 10,88 por cento dos papéis.

O GPA vendeu sua participação de 36 por cento na Via Varejo em um leilão na B3 realizado mais cedo. Além da família Klein os compradores incluíram um grupo de fundos coordenados pela XP Investimentos.

Antes do negócio, a família já possuía 25,4 por cento da Via Varejo, que também é dona da bandeiras Ponto Frio.

"Neste novo momento, nossa estratégia é focar no relacionamento com os clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios, com o objetivo de conectar o legado da Casas Bahia com as mudanças da nova geração", afirmou o Grupo CB, presidido por Klein.

O GPA afirmou em comunicado ao mercado que o leilão totalizou 2,3 bilhões de reais.

A operação encerra dois anos de tentativas de venda da participação pelo GPA, que é controlado pelo grupo varejista francês Casino.

As ações da Via Varejo fecharam em queda de 1,4 por cento nesta sexta-feira, cotadas a 4,97 reais.

Klein é acionista relevante da Via Varejo desde que vendeu a Casas Bahia, fundada por seu pai na década de 1950, para o GPA em 2009. Ele deve indicar Roberto Fulcherberger como presidente-executivo da Via Varejo e Marcel Cecci como vice-presidente-financeiro, disseram fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

Notícias