Topo
Notícias

Miguel Falabella: Instagram bloqueia mesmo os usuários que curtem demais?

Miguel Falabella afirmou ter sido bloqueado pelo Instagram pelo excesso de curtidas - Reprodução/Instagram
Miguel Falabella afirmou ter sido bloqueado pelo Instagram pelo excesso de curtidas Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Bruno Madrid*

Do UOL, em São Paulo

11/06/2019 16h33Atualizada em 12/06/2019 10h41

Resumo da notícia

  • Ator Miguel Falabella desabafou no Instagram e disse que a plataforma o bloqueou por "curtir demais"
  • Internautas afirmaram ter passado pela mesma situação que o ator

O ator e diretor Miguel Falabella contou aos seus seguidores do Instagram que a rede social o bloqueou. O motivo? As curtidas. "Bloqueado por curtir demais. Assim é a vida! Mas continuo lendo o que me escrevem", disse o ator na legenda de uma publicação.

O bloqueio de Falabella repercutiu, e muita gente comentou que já tinha passado por isso. Mas será que o Instagram bloqueia mesmo quem curte demais?

O UOL procurou a empresa para saber, e ela reforçou o que está nas regras públicas do app: os bloqueios temporários (e até mesmo a desativação da conta) podem acontecer mediante comportamentos inadequados feitos pelos internautas.

Os exemplos mais óbvios são a publicação de conteúdos ligados a nudez, relações sexuais, pedofilia, exaltação ou apoio ao terrorismo, crime organizado, grupos de ódio. Mas comportamentos que se aproximem ao de spam também são passíveis de bloqueios.

É o que pode ter acontecido com a conta de Falabella. Por mais que ele não tenha feito de propósito, o sistema do Instagram pode ter entendido que o volume de curtidas do perfil estava muito alto. Logo, bloqueou por identificar um comportamento suspeito.

As regras do Instagram são: "para ajudar a nos livrar de spam, evite coletar curtidas, seguidores ou compartilhamentos artificialmente. Também evite publicar comentários ou conteúdos repetitivos ou entrar em contato com pessoas repetidamente para fins comerciais sem o consentimento delas".

As informações são um pouco genéricas, mas nos dão indícios de como a rede social funciona. Por isso, a chance de que Falabella tenha sido bloqueado por suas curtidas é bem alta.

Quando o bloqueio aconteceu, um aviso surgiu para ele com os dizeres: "Parece que você estava usando este recurso de forma indevida avançando muito rapidamente. Sua capacidade de usar o recurso foi bloqueada".

Falabella curte mesmo!

O que aconteceu com o perfil de Falabella pelo menos serviu como "prova" de que é ele mesmo quem interage com seus seguidores e fãs. Ele reforçou isso em seu Stories:

"É só para dizer para aqueles que acham que não sou eu quem curte os comentários, sou eu, sim! Faço questão de ler todos os comentários e curto. Não dá para responder todos porque são muitos, mas enfim? Eu curto com prazer, e quando não curto, bloqueio, falou? Beijo".

Em sua defesa, vários internautas publicaram mensagens de apoio. "Miguel te amamos... jamais serás bloqueado em nossos corações", afirmou uma seguidora. Fofo, vai?

* Colaborou Bruna Souza Cruz

Notícias