Topo
Notícias

Irã irá se defender de qualquer agressão, diz ministro das Relações Exteriores

26/05/2019 12h32

Por Ahmed Rasheed

BAGDÁ (Reuters) - O Irã irá se defender contra qualquer agressão militar ou econômica, disse o ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif neste domingo, chamando os estados europeus a fazerem mais para preservar o acordo nuclear que seu país assinou.

Em coletiva de imprensa em Bagdá com seu colega do Iraque, ministro Mohammed al-Hakim, Zarif afirmou que o Irã quer construir relações equilibradas com seus vizinhos do Golfo Árabe e propôs assinarem um pacto de não agressão.

"Nós nos defenderemos contra quaisquer esforços de guerra contra o Irã, seja uma guerra econômica ou militar, e enfrentaremos estes esforços com força", disse ele.

Tensões têm aumentado entre Irã e Estados Unidos após o ataque deste mês a petroleiros na região do Golfo. Washington, apoiador do rival regional de Teerã, a Arábia Saudita, culpou o Irã pelos ataques.

Teerã se distanciou dos ataques, mas os Estados Unidos enviaram um porta-aviões e 1.500 homens extras ao Golfo, gerando preocupações sobre o risco de conflito na volátil região.

(Reportagem de Ahmed Rasheed, em Bagdá; reportagem adicional de Parisa Hafezi e Maher Chmaytelli, em Dubai)

Notícias