Topo
Notícias

Fiat vai propor fusão à Renault, diz jornal japonês

26/05/2019 12h33

Tóquio, 26 mai (EFE).- O grupo Fiat Chrysler Automobile (FCA) vai propor nos próximos dias ao francês Renault uma fusão das duas companhias, informou neste domingo o jornal japonês "Nikkei".

A proposta para iniciar negociações para essa fusão será apresentada "em alguns dias", segundo disseram ao jornal várias fontes da FCA que não foram identificadas.

A informação do "Nikkei" foi divulgada horas depois que o jornal britânico "Financial Times" noticiou que FCA e Renault estavam negociando uma possível aliança por intermédio de conversas que estão em "estado avançado".

De acordo com a publicação do Reino Unido, a Fiat poderia ampliar seus vínculos atuais com a Renault e juntar-se no futuro à aliança da companhia francesa com as japonesas Nissan Motor e Mitsubishi.

O "Nikkei", no entanto, vai além e garante que suas fontes especificaram que a FCA está buscando uma fusão com a Renault, e afirmam que a proposta será apresentada nos próximos dias.

O jornal japonês assegura que, se ocorrer a fusão, a FCA tem a intenção de manter na mesma situação a aliança que a Renault tem com Nissan Motor e Mitsubishi.

A aliança foi estabelecida em 1999 e um de seus responsáveis foi o brasileiro Carlos Ghosn, o ex-executivo que dirigiu as companhias e agora está sendo processado pela Justiça de Japão por supostas irregularidades financeiras.

A Renault expressou anteriormente o seu desejo de chegar a uma fusão com a Nissan Motor, mas o novo presidente da companhia francesa, Jean-Dominique Senard, que substituiu Ghosn, considera que avançar nesta ideia não é prioridade.

A Nissan Motor, que controla a Mitsubishi, não é favorável a uma fusão com a Renault.

Em 14 de maio, o principal diretor da Nissan, Hiroto Saikawa, argumentou que uma possível fusão poderia "minar a força da Nissan".

A Renault, cujo maior acionista é o Estado francês, tem 43,4% das ações da Nissan Motor. A companhia japonesa, por sua vez, tem 15% de capital da francesa.

Segundo o "Nikkei", uma fusão entre Fiat e Renault implicaria em vendas combinadas de 8,72 milhões de veículos, superando os 8,38 milhões da americana General Motors, que no ano passado ficou em quarto lugar no ranking mundial. EFE

Notícias