Topo
Notícias

Boca de urna aponta vitória da Liga Norte nas eleições europeias na Itália

26/05/2019 18h43

Roma, 26 mai (EFE).- A Liga Norte, partido de extrema direita liderado pelo vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, venceu as eleições europeias do país neste domingo, segundo pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora pública "RAI".

Segundo o levantamento, a Liga teve entre 27% e 31% dos votos, seguida pelo Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, que conquistou entre 21% e 25% da preferência do eleitorado do país.

O Movimento Cinco Estrelas (M5S), que governa a Itália em coalizão com a Liga Norte, vem na terceira posição e obteve entre 18,5% e 22,5%, de acordo com a pesquisa divulgada pela "RAI".

Apesar da presença do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi entre os candidatos, o Forza Itália amarga a quarta posição, com uma faixa que vai de 8% a 12% da preferência do eleitorado. O ultraconservador Irmãos da Itália completa a lista no quinto lugar, e teve entre 5% e 7% dos votos.

Outra pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora "Sky" aponta resultado similar à publicada pela RAI, mas com uma distância menor entre o Partido Democrático e o Movimento Cinco Estrelas.

O porta-voz da Liga Norte na Câmara dos Deputados, Riccardo Molinari, disse à "RAI" que, caso confirmados os resultados apontados pela boca de urna, o resultado seria histórico porque colocaria o partido como o maior da Itália pela primeira vez.

Nas redes sociais, Salvini publicou uma mensagem de agradecimento aos eleitores italianos. O texto veio acompanhado de uma foto na qual o vice-primeiro-ministro segura um cartaz que diz "primeiro partido da Itália". EFE

Notícias