Topo
Notícias

Sobe para 29 o número de mortos em motim carcerário na Venezuela

24/05/2019 18h24

Caracas, 24 mai (EFE).- Pelo menos 29 pessoas morreram nesta sexta-feira e outras 19 ficaram feridas em um motim carcerário no estado de Portuguesa, no centro da Venezuela, do qual ainda não foram divulgados detalhes, além de um primeiro balanço de três falecidos, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério Público.

Os dados manejados pelas autoridades foram sendo atualizados à medida que avançavam as investigações do caso que aconteceu nas celas do Comando Geral da Polícia em Acarigua, que faz parte do município Páez.

Até agora nenhuma autoridade ofereceu publicamente mais detalhes sobre o caso.

O Observatório Venezuelano de Prisões (OVP), uma ONG que defende os detentos, responsabilizou pelo motim o Ministério de Serviços Penitenciários, criado em 2011 pelo governo para atender os problemas do setor e liderado por Iris Valera.

Através da sua conta no Twitter, o OVP denunciou um "massacre" no local e indicou que todos os mortos eram prisioneiros.

Em 29 de março de 2018 aconteceu um dos motins mais graves da Venezuela no último quarto de século: um confronto entre detentos no centro de reclusão da Polícia Estadual de Carabobo que provocou um incêndio no qual 68 pessoas morreram.

Cerca de uma dezena de conflitos carcerários deixaram dezenas de mortos no país na última década, quando se iniciou a pior crise econômica da história da Venezuela.

O OVP denuncia a aglomeração dos centros de reclusão da Venezuela e afirma que os centros penitenciários sob o controle do governo venezuelano têm uma capacidade de 35.562, mas a população reclusa é de 54.738.

A informação do OVP, no entanto, não coincide com os dados oficiais do Ministério Penitenciário que assegura que na Venezuela existe uma população de 54.116 detentos e uma capacidade de ocupação penitenciária de 82.736. EFE

Notícias