Topo
Notícias

Premiê britânica Theresa May anuncia sua renúncia para 7 de junho

24/05/2019 06h24

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) sua renúncia para 7 de junho. Chorando, a premiê lamentou "não ter sido capaz de colocar o Brexit em prática".

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa diante de sua residência, em Downing Street, em Londres. Com a voz embargada, May destacou que deixará suas funções de chefe do Partido Conservador e primeira-ministra no dia 7 de junho. 

Mais fragilizada do que nunca, devido à sua incapacidade de aprovar o acordo para o Brexit, ela resolveu dar tempo para os conservadores encontrarem um nome de consenso para substituí-la. O processo de escolha do novo líder terá início na próxima semana.

"Acredito que era correto perseverar, inclusive quando as possibilidades de fracassar pareciam elevadas, mas agora me parece claro que no interesse do país é melhor que um novo primeiro-ministro lidere este esforço", afirmou.

Na quinta-feira (23), a imprensa britânica já havia antecipado a renúncia de May. O diário The Times afirmou que a premiê resistiu aos pedidos de uma parte de seu governo de anunciar sua saída na quarta-feira (22) para não prejudicar a campanha do Partido Conservador nas eleições europeias.

Os cidadãos do Reino Unido foram às urnas na quinta-feira para renovar a representação do país no Parlamento Europeu. No entanto, ainda é incerto se os eurodeputados britânicos poderão exercer suas funções, no caso de o Brexit ser efetivado.

Curto mandato

O mandato de May, de 62 anos, líder do executivo britânico desde julho de 2016 - após a demissão de David Cameron - será um dos mais curtos da história do país desde a Segunda Guerra Mundial. Ela assumiu o cargo pouco depois de os britânicos votarem 52% a favor da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo sobre o Brexit.

Ainda como primeira-ministra, ela receberá a visita oficial do presidente americano, Donald Trump, ao Reino Unido, que acontece de 3 a 5 de junho.

Notícias