Topo
Notícias

Macron pede esclarecimento rápido sobre brexit, após renúncia de May

24/05/2019 08h58

Paris, 24 mai (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta sexta-feira ao Reino Unido um "esclarecimento rápido" sobre o brexit, após o anúncio de renúncia da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

"É muito cedo para especular sobre as consequências desta decisão. Os princípios da União Europeia continuarão sendo aplicados com a prioridade de preservar o bom funcionamento, o que requer um esclarecimento rápido", declarou o líder em comunicado.

Segundo Macron, isto deve também servir para lembrar que "em um momento importante de decisão, os votos negativos sem um projeto alternativo levam a um beco sem saída".

Macron enviou uma mensagem pessoal de apoio e agradecimento a May e elogiou seu "valente trabalho" na aplicação do brexit, "dentro do interesse de seu país e com respeito aos parceiros europeus", segundo o comunicado.

O presidente francês lembrou que agora corresponde ao Reino Unido designar um novo primeiro-ministro e insistiu sobre a disposição da França para trabalhar junto com o futuro dirigente no conjunto das questões europeias e bilaterais.

A relação entre ambos é "essencial" em todos os âmbitos, insistiu o presidente francês. EFE

Notícias