Topo
Notícias

Bolsonaro viu imagem de Kennedy, e não de Lula, em museu americano

Arte UOL sobre foto de Marcos Corrêa/PR e montagem Facebook
Imagem: Arte UOL sobre foto de Marcos Corrêa/PR e montagem Facebook
do UOL

Vitor Pamplona

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2019 04h01

Poucas horas depois do retorno do presidente Jair Bolsonaro de Dallas (EUA), na última sexta-feira (17), começou a circular pelas redes sociais a foto de uma visita da comitiva presidencial a um museu localizado na cidade, onde Bolsonaro foi receber uma homenagem e se encontrou com o ex-presidente americano George W. Bush.

Acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto Santos Cruz, Bolsonaro aparece com uma expressão fechada, aparentemente contrariado diante de uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibida por um monitor. Acima da tela, é possível ler a a inscrição The Presidency (A Presidência, em inglês).

O UOL Confere encontrou a foto da comitiva presidencial supostamente contemplando a imagem de Lula em grupos do WhatsApp e no Twitter, além do Facebook.

FALSO: Museu exibia imagem de John F. Kennedy, e não de Lula

A foto que circulou nas redes é uma falsificação. A imagem original de Bolsonaro foi feita pelo fotógrafo Marcos Corrêa, da Presidência da República.

O documentário a que o presidente e seus ministros assistiam era um resumo do mandato do ex-presidente americano John F. Kennedy, baleado em Dallas em 22 de novembro de 1963, quando desfilava em carro aberto. O Sixth Floor Museum, que Bolsonaro visitou, é dedicado à lembrança do assassinato do histórico líder do Partido Democrata.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias