Topo
Notícias

Canal de TV americano veta desenho animado com cena de casamento gay

21/05/2019 15h07

Uma televisão estatal no Alabama, estado conservador no sul dos Estados Unidos, se recusou a exibir um episódio de um desenho animado chamado Arthur em que acontece um casamento entre dois personagens do mesmo sexo. Nesta terça-feira (21), um porta-voz do canal afirmou que crianças desacompanhadas não deveriam assistir a esse tipo de conteúdo.

Sucesso mundial desde 1996, o programa criado por americanos e canadenses vai ao ar diariamente em diversas emissoras do planeta. Mas um episódio específico foi desprogramado pela Alabama Public Television (APT). Nele é possível ver Arthur e seus amigos assistirem ao casamento de seu professor Nigel Ratburn (um rato) com Patrick, um porquinho da Índia que produz chocolates.

Em meados de maio, a APT preferiu substituir o episódio por outro mais antigo. "Embora incentivemos os pais a assistir TV com seus filhos e depois falar sobre o que aprenderam, sabemos que isso nem sempre é possível", disse Mike McKenzie, diretor de programas de televisão, citado pela imprensa americana. Para ele, esse tipo de conteúdo precisa ser acompanhado de uma conversa entre os pais e seus filhos. Mckenzie também apontou que "crianças mais jovens do que o público alvo de Arthur também estão assistindo ao programa".

Canal já havia censurado outro episódio no passado

Esta não é a primeira vez que a questão da homossexualidade é um problema para o canal de TV americano. Em 2005, a emissora já havia recusado de colocar no ar outro episódio do mesmo desenho, em que Buster, um coelho, visitava uma menina que tinha duas mães.

Arthur começou a ser exibida nas TVs em 1996 e está atualmente em sua 22ª temporada. Ao longo dos anos, o desenho animado abordou várias questões familiares e sociais ao retratá-las de uma maneira compreensível para um público mais jovem. No Brasil o desenho foi transmitido pela Rede Globo, TV Cultura e canal Boomerang.

Notícias