Topo
Notícias

Naufrágio de embarcação com jogadores de futebol em Uganda deixa 8 mortos

20/05/2019 11h49

Campala, 20 mai (EFE).- O naufrágio de uma embarcação com jogadores e torcedores de futebol ocorrido ontem no lago Albert, em Uganda, deixou pelo menos oito mortos, informou nesta segunda-feira a polícia.

"Até o momento, recuperamos oito corpos no lago, mas os moradores temem que o número de mortos possa aumentar", disse o chefe de polícia da região de Albertine, Denis Obura.

Três corpos haviam sido encontrados no dia do naufrágio, enquanto outros cinco foram recuperados hoje.

A embarcação, que levava mais de 50 passageiros, cobria o trajeto entre Fofo, no distrito de Hoima, até Runga, onde seriam disputados amistosos de futebol feminino e masculino.

De acordo com Obura, as investigações preliminares indicam que o acidente foi causado por excesso de peso em um dia de fortes ventos que atingiram a embarcação assim que a travessia começou. Pelo menos 32 pessoas foram resgatadas graças à rápida intervenção de moradores da região.

Alguns sobreviventes falaram com a Agência Efe por telefone e disseram que muitos passageiros não se deram conta do que acontecia porque tinham consumido bebidas alcoólicas.

"Como alguns passageiros estavam bêbados, não perceberam que o barco afundava", disse Zawadi Rundi, de 20 anos, que detalhou que a embarcação começou a tombar imediatamente depois de partir, mas que muitos pensaram que era uma situação normal provocada pelas caraterísticas do lago.

Emmanuel Ageno, também de 20 anos e que conseguiu nadar até a margem, afirmou que todos foram alertados quando a água começou a subir, mas muitos passageiros estavam alcoolizados.

Esta não é a primeira vez que uma embarcação que transporta jogadores de futebol afunda nas águas do lago Albert. Em 25 de dezembro de 2016, pelo menos 30 atletas e torcedores morreram quando uma embarcação superlotada naufragou na altura de Buliisa. EFE

Notícias