Topo
Notícias

Corpo de mergulhador desaparecido é encontrado após vistoria em Santos

20.mai.2019 - Equipes durante buscas pelo mergulhador profissional Emmanouil Pagonis Neto, 26, em Santos (SP) - Divulgação/Marinha do Brasil
20.mai.2019 - Equipes durante buscas pelo mergulhador profissional Emmanouil Pagonis Neto, 26, em Santos (SP) Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil
do UOL

Ely Grion

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/05/2019 17h23

O corpo do mergulhador profissional Emmanouil Pagonis Neto, 26, foi encontrado na tarde de hoje, por volta das 15h. Ele estava desaparecido depois de fazer uma vistoria no casco de um navio em Santos, no litoral de São Paulo.

O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Santos (SP) e um inquérito deve ser aberto para apurar as causas e possíveis responsabilidades.

Pagonis Neto trabalhava para a empresa Oceanave e estava fazendo uma vistoria no navio liberiano Medi Ginevra, atracado no porto de Santos, quando desapareceu. "Ele mergulhou e, assim que se passaram 30 minutos, ele não voltou, então foi acionado o protocolo de SAR (Search And Rescue, busca e resgate em inglês) e os outros mergulhadores da equipe já começaram as buscas e acionaram a Capitania dos Portos", disse ao UOL o advogado da Oceanave, Alex Christo Bahov.

Segundo Bahov, a vistoria seguiu o protocolo internacional de segurança. "Foi uma fatalidade. Esse procedimento é sempre feito por uma equipe, inclusive o barco em que estavam foi vistoriado recentemente pela DPC (Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil)", afirmou.

De acordo com a Marinha, assim que a Capitania dos Portos foi informada sobre o desaparecimento, uma equipe de resgate com seis mergulhadores foi mandada para o local. Eles ainda tiveram o apoio de um helicóptero durante as buscas.

Notícias