Topo
Notícias

Exército cita 19 mortes em ataque a mercado de peixe na RDC

20/05/2019 11h56

Kinshasa, 20 mai (EFE).- O tenente do Exército da República Democrática do Congo (RDC) Jules Ngongo informou nesta segunda-feira que 19 pessoas morreram em ataque armado a um mercado de peixe na província de Ituri, que aconteceu no último dia 15.

Ngongo disse à Agência Efe que a ação aconteceu durante o dia, no mercado do vilarejo de Tara, às margens do lago Albert.

De acordo com o tenente, os pescadores tinha acabado de desembarcar as mercadorias. Inicialmente, a imprensa local havia informado sobre a morte de quatro pessoas.

"Certamente, os agressores queriam se aproveitar do ganho dos pecadores e abriram fogo. Foram 19 mortos e alguns feridos", detalhou o tenente, que informou que vários autores da ação já foram presos.

Mesmo cinco dias depois dos fatos, nenhum grupo reivindicou a autoria, mas na província de Ituri, particularmente em Djugu, são frequentes os ataques intercomunitários entre pastores da tribo hema e agricultores lendu.

Além disso, esta região é foco de conflitos entre pescadores da República Democrática do Congo e de Uganda, países que compartilham as águas do lago Albert.

A maioria dos pescadores assassinados, segundo Ngongo, era da do vilarejo de Kasenyi e povoados próximos. EFE

Notícias