Topo
Notícias

Homenageado em Cannes, Alain Delon desmente acusações de assédio sexual

19/05/2019 08h48

Alain Delon recebe na noite deste domingo (19) no Festival de Cannes uma Palma de Honra por carreira. Poucas horas antes da entrega do prêmio, o ator francês respondeu às acusações de assédio, machismo e racismo feitas contra ele. Um abaixo-assinado chegou a ser lançado para que a homenagem fosse anulada.

Enviado especial ao Festival de Cannes

O ator, que durante muito tempo foi um dos principais representantes do cinema francês no mundo, é frequentemente criticado por suas declarações radicais. A estrela de filmes como "Rocco e Seus Irmãos", de Luchino Visconti, e "O Sol por Testemunha", de René Clément, disse publicamente que já bateu em mulheres e lançou inúmeras frases vistas como insultos contra minorias.

Em entrevista ao Journal du Dimanche, Delon responde às diferentes críticas. "Quando eu disse que bati em uma mulher, deveria ter acrescentado que levei mais tapas na cara do que dei", disso a ator, antes de insistir: "eu nunca assediei uma mulher".

Delon também se exprimiu sobre outras acusações, como a de homofobia. "Não sou contra o casamento gay. Não estou nem ai para o assunto e as pessoas fazem o que querem (de suas vidas). Mas sou contra a adoção por duas pessoas do mesmo sexo. Uma criança deve ter um pai e uma mãe", martelou.

O ator vê as críticas como uma perseguição. "Quando se está atuando há tanto tempo, você incomoda", argumentou, antes de responder aos comentários sobre suas posições políticas. "Quiseram me colar uma etiqueta de extrema direita só porque eu disse que era amigo de (Jean-Marie) Le Pen desde o serviço militar", disse, em referência ao líder histórico e ex-presidente do partido extremista francês. "Não, eu sou apenas de direita e ponto final", disse o ator. "Não é aos 83 anos de idade que vou passar para a banda da esquerda", concluiu.

Boicote

Mais de 25 mil pessoas já assinaram o documento pedindo que a homenagem seja anulada. Alguns nomes importantes da 7ª Arte se expressaram sobre o assunto. A atriz e produtora Salma Hayek, que deveria participar da cerimônia, já avisou que não estará presente na sala Debussy, onde Delon deve receber o prêmio das mãos de sua filha, Anouchka.

Do lado do evento, os organizadores defendem Delon. "Ele é livre para ter suas opiniões, mesmo se não concordo com elas", declarou Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes. "É complicado analisar como as lentes de hoje coisas que aconteceram ou foram ditas há anos", tentou justificar.

Alain Delon já competiu sete vezes pela Palma de Ouro em Cannes, mas nunca ganhou o prêmio principal do festival.

Notícias