Topo
Notícias

Não é só "filtro bebê": Snapchat permite conhecer sua versão do sexo oposto

A atriz Scarlett Johansson em versão masculina graças a filtro de realidade aumentada do Snapchat - Reprodução
A atriz Scarlett Johansson em versão masculina graças a filtro de realidade aumentada do Snapchat Imagem: Reprodução
do UOL

Rodrigo Lara

Especial para o UOL

13/05/2019 14h57

Resumo da notícia

  • Além do filtro de criança, o de sexo oposto tem viralizado dentro e fora do Snapchat
  • Passos são simples e permite salvar imagem para postar em outras redes sociais
  • Mas há efeitos colaterais; pessoas com barba podem virar mulheres com pelos

Há alguns dias falamos aqui sobre uma novidade que está divertindo muita gente: o filtro do Snapchat que transforma qualquer pessoa em criança.

Mas ele não está sozinho. Outra função deste app renascido das cinzas também viralizou e tem rendido muitas fotos em redes sociais: os filtros que mudam o rosto da pessoa para o sexo oposto.

Se eu fosse uma mulher, eu aparentemente seria uma vilã de novela mexicana.

Uma publicação compartilhada por PC Siqueira (@pecesiqueira) em

Da mesma forma que ocorre com o "filtro bebê", o app utiliza inteligência artificial para mapear o rosto da pessoa e depois faz algumas alterações. Assim como ocorre com o filtro de bebê, usar o de transformação no sexo oposto é simples.

Uma vez no Snapchat, tudo que você precisa fazer é clicar no ícone ao lado do botão usado para tirar fotos ou gravar vídeos, como mostra a imagem abaixo.

Snapchat filtro de gênero 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O filtro que você vai querer usar são esses dois apontados na imagem. Eles aparecem destacados por um círculo roxo e são bem autoexplicativos: o que tem a carinha barbada serve para transformar o rosto enquadrado em homem. Já o que tem uma carinha com cílios avantajados e batom transforma rostos de homens em mulheres.

Uma vez enquadrada a pessoa que passará pela "mudança", basta tirar a foto apertando sobre o botão do filtro, que estará centralizado na tela. A seguir, caso você queira simplesmente salvar a imagem, aperte sobre o ícone em destaque na terceira captura de tela acima.

Há ainda a possibilidade de você não encontrar o filtro que deseja. Neste caso, basta usar a função "descubra", encontrar qualquer pessoa que tenha usado a função e apertar em "Experimentar lente".

Esses filtros do Snapchat podem não funcionar direito em algumas situações. Uma dela é quando a pessoa enquadrada usa barba: neste caso, há boas chances da versão mulher criada pelo filtro também ter um excesso de pelos faciais.

Outra questão envolve a otimização do app em alguns dispositivos. Há relatos de que o filtro deixa o celular lento mesmo em aparelhos considerados topo de linha, tanto na versão Android quanto na iOS. Ainda assim, não há um padrão em termos de desempenho.

Notícias