Topo
Notícias

YouTube, Netflix e mais: veja truque para buscar conteúdos sem abrir o site

Existe um jeito de pesquisar em sites antes de entrar neles - Getty Images/iStockphoto
Existe um jeito de pesquisar em sites antes de entrar neles Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

30/04/2019 04h00

O Chrome, navegador mais usado no mundo, conta com um truque pouco conhecido, mas útil principalmente para quem é preguiçoso e quer economizar tempo. Você sabia que a ferramenta do Google permite que você faça buscas dentro de sites sem que você precise abrir a página para procurar?

Não, não estamos falando das buscas dentro do próprio Google - já é conhecido por muita gente que basta você digitar uma palavra aleatória dentro da barra de endereços que o Chrome diretamente vai levar para resultados da pesquisa do Google, né?

Na verdade, estamos falando de buscas em sites externos mesmo como Netflix, Airbnb, Booking, Youtube, Amazon e vários outros. Tudo que você precisa fazer é usar um comando diferente na hora de digitar o endereço na barra para que seja jogado diretamente na busca pelo item que pesquisou.

Vamos explicar com um exemplo prático para você entender o truque facilmente. Quando você quiser procurar alguma coisa para ver na Netflix, você pode, em vez de primeiro entrar no site e daí pesquisar, simplesmente digitar o seguinte na barra de endereços: "netflix.com friends", sem as aspas.

Pedófilos no YouTube: o lado nada cor de rosa da maior plataforma de vídeos

Leia mais

Atenção para o espaço entre o "netflix.com" e o nome do filme ou série que você está buscando: é isso que faz você ser jogado direto na busca do site. O mesmo vale, por exemplo, para o YouTube: é só digitar "youtube.com blink182" que você será jogado diretamente para a busca de vídeos da banda dentro do site.

Na prática, vale para muitos sites. Quer buscar um produto na Amazon? É só digitar "amazon.com tv". Ou quer ver a disponibilidade de hotéis no Booking? Então é só escrever "booking.com rio de janeiro". Deu para entender o raciocínio, né?

É bom frisar que o Google vai aprendendo e criando esses atalhos a partir do seu uso do navegador e das buscas que você faz em sites. Então é provável que você não consiga executar o truque na primeira vez que você for abrir um site, mas ele já funcionará na segunda tentativa após realizar uma busca dentro da página em questão.

Dá para editar e adicionar outros

Esses comandos ainda podem ser facilmente editados e adicionados dentro das configurações do Google Chrome. Para isso, basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito do navegador, ao lado da barra de endereços, e abrir o menu "Configurações".

Dentro das configurações, você precisará achar "gerenciar mecanismos de pesquisa" dentro da caixa de "mecanismo de pesquisa". Ao clicar em gerenciar, você deve ir na caixa de "outros mecanismos de pesquisa".

Lá você verá os que já existem e poderá editar ou adicionar novos para seus sites mais usados - dá para por até seu email para pesquisar diretamente nele, Basta você colocar alguns dados como o mecanismo de pesquisa, uma palavra-chave para você colocar na barra de endereço e uma URL com %s no lugar da palavra da consulta. Aí vai um exemplo de como ficaria um novo mecanismo de busca direto relacionado ao UOL:

Mecanismo de pesquisa: UOL.com.br
Palavra-chave: uol.com.br
URL: https://busca.uol.com.br/result.html?term=%s

Notícias