Topo
Notícias

Ottawa declara estado de emergência por inundações

25/04/2019 20h52

Ottawa, 25 Abr 2019 (AFP) - A prefeitura de Ottawa declarou, nesta quinta-feira, o estado de emergência na capital canadense como medida de prevenção diante das inundações crescentes e fortes chuvas.

Até agora nenhuma casa foi evacuada, mas as autoridades esperam que as águas ao longo do rio Ottawa subam acima dos níveis de 2017, quando ocorreram as piores inundações registradas no leste do Canadá em meio século.

A autoridade ambiental do Canadá emitiu um comunicado no qual prevê até 35 milímetros de chuvas para sábado de manhã. Junto ao degelo que alimenta o rio, espera-se que suba 11 centímetros a mais que os níveis alcançados em maio de 2017.

Além da assistência de serviços de emergência na província de Ontário, cerca de 400 soldados serão mobilizados na sexta-feira nas áreas-chave para ajudar a encher sacos de areia.

"Estamos além de nossa capacidade nas cidades e por isso chamamos as forças armadas", disse em conferência de imprensa o prefeito Jim Watson.

Os bairros no subúrbio de Ottawa em maior risco incluem Cumberland, Britannia e Constance Bay.

Enquanto isso, a nordeste da cidade, uma represa hidrelétrica no rio Rouge, na província de Quebec, transbordou, levando à evacuação de emergência de cerca de 50 residências da região. Devido ao risco de descumprimento, um alerta foi emitido para comunidades a jusante.

amc/wd/lp/gm/db

Notícias