Topo
Notícias

Moon espera que reunião entre Kim e Putin reative diálogo sobre desarmamento

25/04/2019 09h36

Seul, 25 abr (EFE).- O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta quinta-feira ao secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, sobre seu desejo de que a reunião entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente russo, Vladimir Putin, sirva para reativar o diálogo sobre desnuclearização.

"Espero que o encontro entre Coreia do Norte e Rússia realizado hoje sirva de base para reiniciar as conversas entre Coreia do Norte e EUA, e para promover o processo de desnuclearização da península coreana", disse Moon durante a reunião com o russo em Seul, segundo o extrato publicado pelo escritório da presidência sul-coreana.

O líder sul-coreano expressou também seu desejo de se reunir com Putin no marco da Cúpula do G20 que será realizada em Osaka (Japão) no final de junho.

Patrushev disse que os dois países "compartilham o mesmo objetivo de conseguir a completa desnuclearização e pacificação da península" e garantiu que Moscou informará em detalhes a Seul "sobre os resultados da cúpula o mais rápido possível".

O alto funcionário russo teve hoje também um encontro com seu colega sul-coreano, Chung Eui-yong, destinado a reforçar a cooperação em matéria de segurança regional.

A visita de Patrushev a Seul coincidiu com a reunião entre Putin e Kim realizada hoje na cidade russa de Vladivostok. EFE

Notícias