Topo
Notícias

Ghosn deve sair de prisão no Japão após pagar nova fiança de US$4,5 mi

25/04/2019 09h52

Por Naomi Tajitsu e Maki Shiraki

TÓQUIO (Reuters) - O ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn deve sair de uma prisão japonesa pela segunda vez desde que foi preso por acusações de má conduta financeira, depois de pagar uma fiança de 4,5 milhões de dólares nesta quinta-feira e concordar em restringir o contato com sua esposa.

Um tribunal de Tóquio estabeleceu uma nova condição para a fiança de Ghosn de não poder se encontrar ou se comunicar com sua esposa, Carole, sem permissão prévia, de acordo com seu advogado de defesa. Carole foi interrogada após a prisão de Ghosn no início deste mês devido a uma violação agravada das acusações de confiança.

Os promotores recorreram da decisão de fiança, mas se ela for rejeitada, o executivo terá liberdade de deixar o centro de detenção onde está preso desde 4 de abril para se preparar para o julgamento criminal previsto para o final deste ano.

Juntamente com o acesso restrito à sua esposa, os movimentos e comunicações de Ghosn serão monitorados de perto e restringidos para evitar que ele fuja do país e adultere provas, disse o tribunal do distrito de Tóquio.

Ghosn foi acusado de enriquecer a um custo de 5 milhões de dólares para a Nissan, temporariamente transferindo perdas financeiras pessoais para os livros de seu empregador e declarando salário abaixo do real durante seu mandato à frente da segunda maior montadora japonesa.

Ele negou todas as acusações contra ele.

Notícias