Topo
Entretenimento

Ações da Nokia desabam após queda em resultado do 1° trimestre

25/04/2019 12h04

By Tarmo Virki and Anne Kauranen

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia divulgou nesta quinta-feira um surpreendente prejuízo trimestral depois de não entregar equipamentos para redes 5G no prazo, e informou que a rivalidade com a chinesa Huawei está aumentando a pressão para a empresa investir.

As ações da companhia finlandesa caíam mais de 9 por cento, para o menor nível em seis meses. A Nokia informou que ficará sob pressão significativa para acelerar entregas no segundo semestre, após um início de ano lento no fornecimento de equipamentos para redes móveis de última geração.

A Nokia tem a sueca Ericsson e a chinesa Huawei como principais rivais, e alguns analistas dizem que a empresa finlandesa pode se beneficiar dos desafios enfrentados pela Huawei depois que os Estados Unidos acusaram a empresa de ser usada por Pequim para espionagem, acusações repetidamente negadas pelo grupo chinês.

A Nokia informou que uma falha em contabilizar cerca de 200 milhões de euros em vendas líquidas relacionadas a redes 5G na América do Norte pesou sobre os resultados do primeiro trimestre. A empresa espera reconhecer o valor durante o restante do ano.

O negócio de redes da empresa teve prejuízo de 254 milhões de euros durante o trimestre passado, comparado com lucro de 46 milhões no mesmo período de 2018, já que seus investimentos em 5G ainda não geraram retornos.

A Nokia, que sinalizou em janeiro que teria um desempenho particularmente fraco no primeiro trimestre, teve um prejuízo operacional de 59 milhões de euros, em comparação com lucro de 239 milhões no mesmo trimestre do ano anterior.

O grupo finlandês - que informou ter obtido 36 contratos para redes comerciais 5G até agora - repetiu previsões de janeiro sobre um mercado estável em 2019 e sobre o lucro por ação, na faixa de 0,25 a 0,29 euro por papel.

Entretenimento