Topo
Notícias

Trump rebate relatório de Mueller e nega desobediência da equipe de governo

22/04/2019 15h42

Washington, 22 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rebateu as conclusões do relatório final do chamado caso Rússia, elaborado pelo procurador especial Robert Mueller, que afirma que só não houve crime de obstrução à Justiça por parte do chefe de Estado republicano porque a equipe da Casa Branca ignorou ordens que recebeu dele.

"Ninguém desobedece às minhas ordens", respondeu Trump, aparentemente irritado, ao ser perguntado sobre o assunto por um grupo de jornalistas que cobria um evento de Páscoa na Casa Branca.

O relatório de Mueller, publicado parcialmente na última quinta-feira, conclui que Trump tentou influenciar em diversas ocasiões as investigações sobre os vínculos entre integrantes de sua equipe de campanha com a Rússia nas eleições de 2016.

Apesar de Mueller afirmar que há provas de que o presidente tentou demiti-lo, se envolveu em tratativas para influenciar as investigações e proibir a divulgação do relatório, Trump não teve sucesso porque seus assessores evitaram que ele cometesse um crime.

"Os esforços do presidente para influenciar a investigação foram infrutíferos em sua maioria, mas isso se deve, sobretudo, às pessoas que cercavam o presidente e se negaram a executar ordens e a atender a seus pedidos", diz o relatório.

A Casa Branca alegou nos últimos dias que a investigação exime completamente o presidente dos possíveis crimes de obstrução à Justiça e conspiração com a Rússia.

No entanto, parte da oposição democrata considera provado que a intenção de Trump é reprovável, por isso acredita que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment contra ele.

Os jornalistas aproveitaram o evento com Trump na Casa Branca para perguntá-lo se está preocupado com um impeachment.

"Não me preocupo nem um pouco", respondeu o presidente. EFE

Notícias