Topo
Notícias

Termina referendo para ampliar mandato de Sisi no Egito

22/04/2019 18h08

SÃO PAULO, 22 ABR (ANSA) - Terminou nesta segunda-feira (22) o terceiro e último dia do referendo popular que decidirá sobre a ampliação do mandato do presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, que busca ficar no poder ao menos até 2030.   

Os resultados devem ser divulgados dentro de uma semana, mas a vitória do mandatário é dada como certa. A reforma constitucional foi aprovada pelo Parlamento em 16 de abril e aumenta o mandato presidencial de quatro para seis anos.   

Ex-chefe das Forças Armadas e líder do golpe militar que derrubou o governo islamista de Mohamed Morsi, em 2013, Sisi assumiu o poder formalmente em 2014 e foi reeleito em 2018 com 97,08% dos votos.   

Seu mandato termina em 2022, mas a reforma constitucional amplia o período em dois anos. Além disso, abre uma exceção no limite de dois mandatos presidenciais seguidos e permite que Sisi tente a reeleição mais uma vez, o que pode mantê-lo no poder até 2030.   

O presidente é acusado de perseguir adversários políticos e de implantar um novo regime autocrático no Egito, já marcado pelos quase 30 anos de Hosni Mubarak no poder. A reforma constitucional também estabelece a figura do vice-presidente, recria o Senado e garante uma cota de 25% para mulheres na Câmara. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias