Topo
Notícias

7 emoções humanas do passado que já não sentimos mais

Free Thinking Festival - BBC Radio 3

22/04/2019 16h22

Há uma tendência em achar que as emoções são fixas e compartilhadas por todos; mas elas variam de país a país e também mudam com o tempo; algumas simplesmente desaparecem ou evoluem para outras.

Tendemos a pensar que as definições das emoções são fixas e universais. Porém, elas variam de país a país e também mudam com o tempo.

Considere, por exemplo, a palavra Schadenfreude, que só existe em alemão e que descreve o sentimento de alegria ou satisfação com a desgraça de uma terceiro.

Além disso, novos tipos de emoções surgem a todo momento - vide as novidades constantes nos emoticons, que tanto usamos para expressar nossos sentimentos.

A Radio 3 da BBC conversou com Sarah Chaney, especialista do Centro para a História das Emoções, da Queen Mary University de Londres, no Reino Unido, sobre as emoções sentidas no passado e como elas podem nos ajudar a entender como nos sentimos hoje.

Essas são algumas delas.

1 - Acédia

A acédia era uma emoção sentida por homens muito específicos na Idade Média: monges que viviam em monastérios. Esta emoção surgia, em geral, devido a uma crise espiritual. Quem era acometido pela acédia sentia inquietação, desânimo, apatia e, acima de tudo, um forte desejo de abandonar a vida santa.

"É possível que, hoje em dia, isso seja catalogado como depressão", explica Chaney. "Mas a acédia estava especificamente associada a uma crise espiritual e à vida no monastério."

Certamente, era uma fonte de preocupação para os abades, que ficavam desesperados com a indolência que acompanhava a acédia.

Com o passar do tempo, o termo "acédia" foi se tornando intercambiável com "preguiça", um dos sete pecados capitais.

2 - Frenesi

"Esta é outra emoção medieval", diz Chaney. "É como a ira, mas é mais específica que a ira - da forma que a compreendemos hoje. Alguém que sentia frenesi ficava muito agitado. Tinha ataques violentos de fúria, fazendo alvoroço e muito barulho."

Assim, era impossível sentir frenesi e ficar quieto.

Esta emoção nos faz refletir sobre nossa tendência atual de ver as emoções como algo essencialmente interno, que podemos esconder. Isso certamente não era aplicável ao frenesi, do jeito que era sentido na Idade Média, como uma manifestação bem explícita.

Muitas emoções estão tão ligadas a um tempo e a um lugar, que fica muito difícil - ou quase impossível - experimentá-las hoje.

3 - Melancolia

Melancolia é uma palavra que usamos para descrever uma espécie de tristeza calma, ou um estado contemplativo.

"Mas, no passado, a melancolia era diferente", assinala Chaney. "No começo da era moderna, acreditava-se que a melancolia era uma aflição física, caracterizada pela sensação de medo."

Até o século 16, pensava-se que a saúde era afetada pelo equilíbrio de quatro fluidos corporais: sangue, catarro, bílis amarela e bílis negra. A melancolia aparecia quando a pessoa tinha muita bílis negra.

"Um dos sintomas da melancolia naquela época era o medo. Em alguns casos, as pessoas tinham pavor de se mover, porque pensavam que eram feitas de vidro, e que poderiam 'quebrar'", conta Chaney.

O rei Carlos 6º, da França compartilhava dessa visão 'melancólica'. E, por isso, havia determinado que costurassem barras de ferro em sua roupa, para evitar que se 'quebrasse' acidentalmente.

4 - Nostalgia

Esta é outra emoção que você pode, à primeira vista, acreditar que já conhece. Mas "usamos a palavra 'nostalgia' de maneira muito frequente nas conversas de hoje em dia; quando começou a ser usada, se referia a algo que se pensava ser uma enfermidade física", afirma Chaney.

"Era uma doença de marinheiros do século 18. Algo que sentiam quando estavam muito longe de casa. E estava ligada ao desejo de regressar."

Um caso grave de nostalgia poderia até levar à morte. Assim, não se compara com nossa definição atual de nostalgia, que descreve a saudade de bons tempos passados.

5 - Neurose de guerra

Essa era uma emoção sentida por soldados que lutaram nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial.

Assim como a melancolia, a nostalgia e outras experiências emotivas ao longo da história, a neurose de guerra chegou a ser considerada uma doença.

"As pessoas que sentiam neurose de guerra tinham espasmos estranhos. E, com frequência, perdiam a capacidade de ver e escutar - embora não tivessem nenhum problema físico que limitasse visão e audição", explica Chaney.

"No começo da guerra, pensava-se que esses sintomas decorriam das explosões que haviam sacudido o cérebro. Porém, mais tarde, acreditou-se que os sintomas eram provocados pelas experiências que o paciente havia vivido e seu estado emocional", acrescenta a especialista.

Seria algo mais próximo do que hoje se entende como o estresse pós-traumático sofrido após eventos traumáticos, como uma guerra, por exemplo.

6 - Hipocondria

A hipocondria era outra condição médica que, no século 19, tinha associações puramente emocionais. "Era basicamente a versão masculina do que os médicos vitorianos chamavam de histeria", fala Chaney.

"Acreditava-se que provocava cansaço, dor e problemas digestivos. Nos séculos 17 e 18, pensava-se que a hipocondria estivesse ligada ao baço. Mais tarde, porém, foi associada aos nervos."

Apesar de os sintomas serem físicos, eram a mente e as emoções que estavam doentes, segundo as concepções da época.

7 - Insanidade moral

O termo "insanidade moral" foi cunhado pelo médico James Cowles Prichard, em 1835. "Efetivamente, significa 'insanidade emocional'", diz Chaney, "porque por muito tempo a palavra 'moral' significava 'psicológica', 'emocional' e também, confusamente, 'moral' no sentido que usamos agora", explica Chaney.

Os pacientes que Prichard considerava "moralmente insanos" eram aqueles que atuavam de forma errática ou pouco usual, sem mostrar sintomas de um transtorno mental.

"Ele sentia que havia um grande número de pacientes que podiam funcionar como qualquer outra pessoa, mas que não podiam controlar suas emoções, ou cometiam crimes de forma inesperada", diz a pesquisadora.

A cleptomania, por exemplo, em mulheres educadas da alta sociedade, podia ser vista como um sinal de insanidade moral porque acreditava-se que as mulheres que não teriam motivos para roubar. Era um termo que servia para descrever muitas emoções extremas e se aplicava com frequência a crianças 'difíceis'.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=93UmEnDyLH4

https://www.youtube.com/watch?v=y4a4HD4toPk

https://www.youtube.com/watch?v=gEonxEr9_IY

Notícias