Topo
Notícias

Zelenski vence eleições presidenciais da Ucrânia, segundo boca de urna

21/04/2019 15h12

Kiev, 21 abr (EFE).- O ator Vladimir Zelenski é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais da Ucrânia, realizado neste domingo, com 72,7% dos votos, segundo as pesquisas de boca de urna.

Desta forma, Zelenski desbancaria o atual presidente, Petro Poroshenko, que obteria apenas 27,3% dos sufrágios, segundo pesquisa realizada pelo canal de televisão "1+1".

De fato, Poroshenko já reconheceu hoje sua derrota ao declarar que os resultados de boca de urna "são evidentes" e disse que deixará o cargo "no mês que vem".

"Quando vejo os resultados das pesquisas de boca de urna, são evidentes. É motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo", afirmou o presidente.

Zelenski, de 41 anos, teria alcançado um resultado histórico, já que ganharia em todas as regiões do país, inclusive no oeste mais nacionalista.

No leste, de onde é Zelenski originalmente, a vitória do ator seria arrasadora, já que somaria mais de 88% dos votos.

Estes resultados confirmam as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral, que davam a Zelenski mais de dois terços dos votos.

"Obrigado a todos os ucranianos que me apoiaram. Obrigado a todos os ucranianos onde quer que estejam. Prometo que não falharei com vocês", declarou o ator em seu comitê após os resultados das pesquisas serem revelados.

Zelenski também agradeceu aos soldados e voluntários que estão no leste do país por "protegerem a Ucrânia". EFE

Notícias