Topo
Notícias

Inundações evacuam 1.200 pessoas em Quebec, no Canadá

Área de parque inundado em Montreal, no Canadá - Martin Ouellet Diotte/AFP
Área de parque inundado em Montreal, no Canadá Imagem: Martin Ouellet Diotte/AFP

De Montreal (Canadá)

21/04/2019 18h08

As inundações avançavam neste domingo (21) no leste do Canadá, particularmente em Quebec, onde mais de 1.200 pessoas tiveram de ser evacuadas, enquanto 600 soldados foram moblizados na região, de acordo com o último balanço das autoridades.

Do leste de Ontário até New Brunswick, passando pelo sul do Quebec, todo o leste do Canadá enfrenta enchentes causadas pelas fortes chuvas e neve derretida.

As autoridades, que temiam a princípio uma repetição das inundações catastróficas de 2017 em Quebec, a pior em meio século, estavam mais otimistas neste domingo.

"Teremos grandes inundações, mas no geral não vão atingir o nível de 2017, exceto em alguns setores, como o Lago Saint Pierre", um alargamento do rio Saint Lawrence, em Quebec, afirmou o porta-voz da Defesa Civil, Eric Houde.

Nos últimos dias, muitos municípios mobilizaram voluntários e distribuíram dezenas de milhares de sacos de areia para levantar represas e proteger casas nas áreas mais ameaçadas.

As áreas mais afetadas são a região de Outaouais, perto da capital Ottawa, e Beauce, ao sul da cidade de Québec, onde cerca de 800 pessoas foram evacuadas.

Os governos de Quebec e New Brunswick mobilizaram o exército para ajudar a lidar com as inundações. Cerca de 200 soldados foram mobilizados na noite de sábado em Quebec, e a presença de mais 400 estava prevista para este domingo, especialmente nas regiões de Gatineau, perto de Ottawa, em Laval, a norte de Montreal, e Trois-Rivières entre Montreal e Quebec.

Notícias